O Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo agora tem uma homenagem dedicada ao mais brasileiro dos mexicanos: Ramón Valdés, criador dos insuperáveis personagens El Chavo del Ocho, El Chapulín Colorado, e Chespirito. A mostra MIS Experience aproxima o público aos roteiros, figurinos e itens de cena. Segundo informações da Folha, é o Dia Nacional de Bolaños, pela celebração e luta pelos direitos autorais. Fonte: Folha.
Quais são os propósitos da mostra MIS Experience?
A mostra MIS Experience tem como objetivo celebrar e homenagear o criador das obras El Chavo del Ocho, El Chapulín Colorado, e Chespirito, o mexicano Ramón Bolaños. A mostra oferece ao público uma experiência imersiva, conectando o passado ao presente e possibilitando uma reflexão a respeito do papel dos personagens criados por Bolaños na cultura pop latino-americana.
A mostra inclui sets de filmagem, objetos de cena, figurinos e roteiros originais, bem como trabalhos inéditos, além de workshops, palestras e performances interativas que buscam reconhecer os direitos autorais de Bolaños. A mostra também dá voz a lutas e projetos que prezam pelos direitos de autor e que apoiam projetos culturais, como o Dia Nacional de Bolaños.
Os visitantes do MIS Experience podem aprender sobre a vida criativa de Bolaños, seguindo seus passos através de um tour de conteúdos audiovisuais exclusivos e interativos, que discutem e homenageiam o legado de suas criações atemporais. A mostra contará ainda com programação especial de debates sobre direitos autoriais, produção audiovisual e cultura pop. A MIS Experience oferece ao público a oportunidade de conhecer ao mesmo tempo a obra de Bolaños, sua vida e sua contribuição à cultura pop latino-americana.
Que movimentos políticos/sociais colaboraram para a criação do Dia Nacional de Bolaños?
A criação do Dia Nacional de Bolaños foi inspirada por diversos movimentos políticos e sociais, como a luta por direitos autorais, o apoio promotion de projetos culturais e também a celebração de figuras culturais latino-americanas. México foi pioneiro na celebração do Dia Nacional de Bolaños, modernizando e atualizando suas leis de direito autoral e atuando para multiplicar as ações no contexto latino-americano. Mais tarde, movimentos como Raíz Autoral, na Argentina, e o Frente Cultural, no Brasil, surgiram como importantes ações de defesa de direitos autorais em seus países e ajudaram a promover e defender o legado de Bolaños nos três países. Estes movimentos se uniram e se juntaram para promover o Dia Nacional de Bolaños como uma homenagem à sua cultural heritage e legado artístico.
Quais são as outras obras de Bolaños além de El Chavo del Ocho, El Chapulín Colorado, e Chespirito?
Além dos icônicos El Chavo del Ocho, El Chapulín Colorado e Chespirito, Ramón Valdés ou Bolaños também é conhecido por outras produções que foram fundamentais para a sua carreira. Isso inclui a série televisiva “Chespirito” (1970-1995); os filmes “Bolaños noivando” (1966), “El Jomigo” (1967) e “Don Roro” (1968); a peça teatral “El Mago de la Selva” (1981); e os curtas-metragens “Clinica de Automóveis” (1975), “Rinocerontes de Luto” (1975) e “O Planeta dos Bichos” (1976). Foi fundada a Dia Nacional de Bolaños como forma de celebração e luta pelos direitos de autor e direitos da propriedade intelectual das obras de Bolaños. Com a MIS Experience, o público pode conferir itens de cena e obter informações sobre os roteiros e figurinos usados nas produções mexicanas. É um verdadeiro tesouro para os fãs de Ramón Bolaños.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.