Professora de Pernambuco cria método e tira 1000 na redação do Enem
Professora de redação de Pernambuco alcança nota máxima na redação do Enem
Lílian Carvalho, professora de redação e linguagens de Pernambuco, foi uma das participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que tirou nota máxima na redação. Lílian criou o método de “redação autoexplicativa” e diz ter comprovado a eficácia ao tirar a nota 1000 na prova. Os resultados do Enem foram divulgados na terça-feira (16). O tema da redação do ano passado foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. No Brasil, foram 60 notas máximas; o Norte e o Nordeste concentraram metade das notas mil.
Método da “redação autoexplicativa”
Em entrevista à Folha de Pernambuco, a professora explicou que o método consiste em “explicar a redação por si só”. Essa foi a segunda nota 1000 na redação do Enem de Lílian. Ela também alcançou a nota máxima em 2011, antes de cursar Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na ocasião, o tema era “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”.
“Desde muito cedo, eu comecei a dar aula e eu comecei no cursinho Fernandinho Beltrão, no Recife. Lá eu trabalhei como monitora de redação. Então, assim, no meu primeiro período da faculdade, eu já estava trabalhando com a redação do Enem. E aí eu fui entendendo melhor como é que funcionava, eu fui criando a bagagem, fui vendo as notas dos alunos, o que dava certo nas redações”, conta Lílian.
Lílian tem um cursinho on-line e realiza um acompanhamento personalizado de seus alunos. Todos os estudantes que a professora acompanhou no ano passado tiraram mais de 900 na prova.
“Comecei a observar o que dava certo. Ano passado, eu tive uma aluna da minha monitoria que também tirou 1000, que foi Carina. Eu decidi testar pra mostrar que o método realmente funciona, que é o que eu chamo de método da redação autoexplicativa. A sua redação tem que ser uma redação que ela se explica por si só, você não pode depender do conhecimento do corretor e tem que ser uma redação que qualquer pessoa, mesmo o mais leigo sobre o assunto, vai entender tudo o que você está querendo dizer”, diz a professora.
Passo a passo para uma redação de sucesso
Ela afirma que criou “um passo a passo em cada parte, um passo a passo na introdução, um passo a passo no desenvolvimento, um passo a passo na conclusão para conseguir realmente fazer com que o aluno tenha a melhor nota”. Para a professora, a redação do Enem exige dedicação, foco e perseverança para corrigir os erros.
“Para você chegar onde você quer, você precisa se esforçar”, ressalta Lílian.
Lílian também defende uma revisão no processo de correção do Enem, alegando que não é justo que alunos excelentes que merecem nota máxima não a recebam. Para ela, a avaliação do Enem é muito subjetiva e mecânica, e se pudesse, mudaria esse sistema de avaliação.
* Sob supervisão de Lilian Coelho
O post Professora de Pernambuco cria método e tira 1000 na redação do Enem apareceu primeiro em Perfil Brasil.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.