A dois dias do início do Carnaval, o Ministério das Mulheres lançou, nesta quinta-feira (8), o Painel Ligue 180, no site da pasta. A nova ferramenta disponibiliza uma base de dados online de 2.576 serviços que compõem a rede de atendimento às mulheres em situação de violência no país, atualmente cadastrada na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.
O que é o Painel Ligue 180?
O Painel Ligue 180 do Ministério das Mulheres permite a busca por serviços de atendimento à mulher por região, estado e cidade e tem foco na prevenção e enfrentamento de violências cometidas contra mulheres.
O que o Painel oferece?
O Painel Ligue 180 é inaugurado com três abas de informações:
Por que é importante?
O objetivo do Painel Ligue 180 é orientar os usuários a partir da reunião de serviços para que a população e os gestores de políticas públicas possam consultar diretamente as modalidades de serviços, os endereços, a distribuição entre as regiões e outras informações.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou que o Painel Ligue 180 faz parte da estratégia do Brasil Sem Misoginia que pretende zerar os casos de feminicídio no Brasil e prevenir os casos de violência doméstica e sexual.
“Com a iniciativa ‘Brasil sem Misoginia’, precisamos ter como meta, no nosso país, a questão do feminicídio zero. Nós precisamos trabalhar para que violência contra as mulheres, de fato, nunca mais aconteça”, reforça a ministra.
O Painel Ligue 180 é uma importante ferramenta para gestores municipais e estaduais desta política pública, oferecendo informações essenciais para a manutenção e inovação das ações de combate à violência contra mulheres.
Ao todo, os usuários vão encontrar informações sobre nove serviços, como delegacias especializadas, casas abrigo, serviços de saúde, entre outros.
Além disso, a ferramenta permite que os usuários solicitem a atualização de informações sobre serviços não cadastrados ou que foram fechados.
Como entrar em contato?
O Painel Ligue 180 pode ser acessado pelo site do Ministério das Mulheres. Além disso, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 também está disponível por telefone, no número 180, e pelo WhatsApp, no (61) 9610-0180. A Central atende denúncias de violência contra mulher e fornece informações sobre direitos, garantias e serviços de acolhimento às vítimas.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.