O Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo pretende investir entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões em ferrovias e rodovias até 2026. A previsão é iniciar cerca de 60 projetos rodoviários até 2024, além de realizar 13 leilões de rodovias, que podem atrair R$ 122 bilhões em investimentos privados. Renan Filho destacou que a retomada dos investimentos no Brasil já teve impacto positivo na melhoria da malha viária e permitiu que obras de infraestrutura avançassem. Ele afirmou: “Com as condições promovidas pelo arcabouço fiscal, esperamos investir de R$ 70 bilhões a R$ 80 bilhões em recursos públicos no setor até 2026. Além disso, desenvolvemos uma carteira de projetos atrativos para aproximar ainda mais o setor privado neste ano”.
Investimentos em rodovias
Entre os projetos listados pelo ministro, estão a restauração de trechos críticos da BR-364/AC, a adequação da BR-135/PI, na divisa com a Bahia, e a duplicação da BR-222/CE, de Caucaia a Pecém. Também estão previstas a adequação da travessia urbana de Dourados, na BR-463/MS, a construção da BR-447/ES, que dá acesso ao Porto de Capuaba, e a duplicação da BR-470/SC, que dá acesso aos portos catarinenses.
O objetivo do governo é atingir um índice de condição da malha rodoviária de 80% até o final de 2024. Atualmente, o índice está em 67%. Renan Filho enfatizou: “Demos um salto de 15 pontos percentuais em um ambiente que vinha tendo queda de 2016 a 2022. Essa é a demonstração de que o investimento que fizemos foi bastante relevante, e nossa meta é avançar ainda mais, em 80% da malha boa, atingindo o melhor nível de toda a série histórica”.
O ministro também anunciou a possibilidade de otimizar 14 contratos rodoviários este ano, o que pode gerar um investimento adicional de R$ 110 bilhões. Ele explicou: “Essa é uma solução inovadora que significa fortalecer os investimentos, equilibrar os contratos, dar condições ao setor privado para fazer o que tinha pactuado, somando esforços com o aumento do investimento público”.
Investimentos em ferrovias
Em relação aos projetos ferroviários, o governo tem como meta investir R$ 94,2 bilhões até 2026, de acordo com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre os projetos em estudo para concessões estão: Malha Oeste, Corredor Arco-Norte (Ferrogrão), Ferrovia Centro-Atlântica, Malha Sul, Corredor Leste-Oeste, Estrada de Ferro Rio-Vitória (EF-118) e Corredor Nordeste (FTL).
No ano passado, o Ministério dos Transportes executou R$ 14,5 bilhões em projetos de recuperação, pavimentação e duplicação de rodovias federais, totalizando aproximadamente 4.600 km. Segundo o ministro, mais de 1.100 contratos em rodovias foram retomados, além de dois leilões rodoviários que resultaram em R$ 30,4 bilhões em investimentos e serviços operacionais nos trechos das estradas.
O objetivo do governo brasileiro é investir até R$ 80 bilhões em ferrovias e rodovias até 2026, com o intuito de melhorar a infraestrutura viária do país.
Fonte: Perfil Brasil
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