Festival É Tudo Verdade: 77 documentários em SP e RJ – Sly

Festival É Tudo Verdade: 77 documentários em SP e RJ


29ª edição do Festival de Documentários É Tudo Verdade exibe 77 produções em SP e RJ, com destaque para repatriação cultural e documentários políticos.

O Festival de Documentários É Tudo Verdade apresenta 77 produções em São Paulo e Rio de Janeiro

O tradicional festival de documentários, o É Tudo Verdade, chega à sua 29ª edição este ano, apresentando 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens de 34 países. O evento é gratuito e terá início em São Paulo nesta quarta-feira, 3 de abril, e no Rio de Janeiro na quinta-feira, 4 de abril, seguindo até o dia 14 de abril.

Documentários em destaque e programação

O filme de abertura em São Paulo será o documentário britânico O Competidor, de Clair Titley, inédito na América Latina, que conta a história de um japonês confinado em um reality show. No Rio de Janeiro, a sessão de abertura apresentará Um Filme para Beatrice, de Helena Solberg, única cineasta mulher do cinema novo. A mostra não possui um tema específico, mas destaca produções voltadas ao universo literário e personalidades políticas, além de abordar a questão da repatriação cultural.

Repatriação cultural e destaque para documentários

O documentário Tesouro Natterer, do cineasta Renato Barbieri, trata da repatriação cultural e conta a história do naturalista austríaco Johann Natterer, que montou o maior acervo etnográfico sobre povos indígenas do Brasil. A coleção de Natterer, em sua maioria enviada para o exterior, perdeu-se no incêndio do Museu Nacional em 2018.

Homenagens e Formação

O festival também homenageará cineastas como Thomaz Farkas e Robert Drew, e destaca os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal. Além das mostras competitivas, haverá atividades de formação, incluindo a 21ª Conferência Internacional de Documentário.

O Festival É Tudo Verdade, reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, qualifica seus vencedores para inscrição no Oscar nas categorias de melhor documentário brasileiro e internacional, e melhor curta documental.

Para mais informações sobre a programação completa do festival, acesse o site oficial.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Exit mobile version