Brasil ainda enfrenta desconfiança em relação à vacinação
A desconfiança em relação à imunização continua sendo um desafio para o Brasil
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a desconfiança em relação à vacinação, fomentada por campanhas de desinformação e movimentos antivacina, continua sendo um desafio para o Brasil. O fenômeno da “hesitação vacinal” começou a ganhar força por volta do ano de 2016. Aliada a restrições orçamentárias na área da saúde e à pouca disposição do governo anterior em estimular a imunização da população, a desconfiança provocou a queda da cobertura de vacinação no país nos últimos anos.
Certificado de eliminação do sarampo foi perdido devido à baixa procura pela vacina contra a doença
Em 2019, o Brasil perdeu o certificado de eliminação do sarampo devido à baixa procura pela vacina contra a doença. Segundo a ministra, esse cenário foi agravado no último governo com o fenômeno do negacionismo científico. O diretor da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), Juarez Cunha, aponta para a dificuldade de se atingir as metas de vacinação desde meados da década passada.
Confiança e monitoramento de boatos são fundamentais
Um dos aspectos fundamentais para aumentar a cobertura vacinal é a confiança da população nas vacinas. O diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, ressalta que é preciso fazer um monitoramento permanente das redes sociais e esclarecer imediatamente quaisquer boatos que surjam sobre a vacinação. Ele alerta que as pessoas estão mais céticas em relação às informações oficiais, o que torna ainda mais difícil o trabalho de desmistificação dos boatos.
A baixa procura pela vacinação coloca em risco a saúde pública
A baixa procura pela vacinação coloca em risco a saúde pública, permitindo o ressurgimento de doenças controladas ou eliminadas. O retorno da poliomielite é um risco que preocupa especialistas. O governo brasileiro tem trabalhado na luta contra a desinformação e na ampliação da cobertura vacinal, com a criação da plataforma Saúde com Ciência e o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação.
Ações para ampliar a cobertura vacinal
O Ministério da Saúde e a sociedade científica têm trabalhado para ampliar a cobertura vacinal no país. Além da luta contra a desinformação, é importante ampliar o acesso da população à vacinação, aumentando o horário de funcionamento dos postos de saúde e levando a vacina a outros lugares, como os postos drive thru. Também é necessário traçar um diagnóstico amplo da situação vacinal no país, com dados detalhados por municípios, bairros e comunidades. O governo tem buscado sistematizar as informações, garantindo dados integrados e confiáveis que permitam monitorar as coberturas vacinais.
“O mais importante para mim foi ter o pessoal treinado, voltando com aquela garra, aquela vontade de dizer ‘nós vamos conseguir’” – Lurdinha Maia
O trabalho conjunto do governo e da sociedade científica é fundamental para fortalecer as atividades de imunização e recuperar a confiança da população nas vacinas. Com essas medidas, espera-se que o Brasil recupere em breve seu certificado de eliminação do sarampo.
Fonte: Perfil Brasil
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.