Desastre climático em Canoas: rompimento de dique causa alagamento – Sly

Desastre climático em Canoas: rompimento de dique causa alagamento


Rom J. Fürstenau descreve pesadelo em Canoas após alagamento trágico causado pelo rompimento de dique. Mais de 850 mil afetados, 83 mortes.

O que aconteceu em Canoas, Rio Grande do Sul?

Rolf Jesse Fürstenau, morador do bairro de Rio Branco em Canoas, descreveu o pesadelo vivido ao ver sua casa ser invadida pelas águas devido a um alagamento causado pelo rompimento do dique do rio Gravataí.

Onde aconteceu o alagamento?

O bairro vizinho ao rio Gravataí, localizado logo atrás do rio Jacuí, foi atingido pelo alagamento em Canoas, Rio Grande do Sul.

Como ocorreu o desastre?

O alagamento iniciou após o dique do rio Gravataí ceder, resultando na inundação gradual do bairro. Os moradores tentaram construir formas de desviar a água, mas sem sucesso diante do volume significativo. O esforço principal foi para resgatar pessoas idosas, crianças e animais, que foram levados para um prédio em construção próximo.

Por que é importante?

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul afetaram mais de 850 mil pessoas, resultando em 83 mortes confirmadas, 6 em investigação, 155 feridos e 103 desaparecidos. Este é considerado o pior desastre climático da história gaúcha, com milhares de desalojados e danos estruturais em todo o estado.

  • Rolf Jesse Fürstenau, morador de Canoas, descreveu o pesadelo vivido devido ao alagamento.
  • O desabamento do dique do rio Gravataí causou a inundação gradual do bairro de Rio Branco.
  • Mais de 850 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, com diversas fatalidades e desalojamentos.

“É um pesadelo. Um pesadelo que a gente nunca pensou que fosse viver.”

Fonte: Perfil Brasil.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Exit mobile version