Unesp expulsa quatro alunos por participação em trote violento
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou a expulsão de quatro estudantes que participaram de um trote violento em julho de 2023. O incidente ocorreu em uma república estudantil da Faculdade de Engenharia e Ciências, em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. Uma aluna precisou ser hospitalizada depois de ser obrigada a ingerir bebidas alcoólicas em excesso.
Outros quatro estudantes receberam suspensão de 120 dias e um quinto foi punido com 45 dias de suspensão por participação no trote.
O caso
A Unesp comunicou que o caso está sendo investigado como lesão corporal pela polícia no 2º Distrito Policial de Guaratinguetá. A universidade ressaltou que o processo policial é independente do processo disciplinar da instituição.
Prevenção de trotes violentos
A Unesp informou que serão implementadas campanhas permanentes com o objetivo de combater os trotes violentos. Uma das ações será a criação de um memorial em homenagem às vítimas dessas situações constrangedoras.
Trotes estudantis
Os trotes estudantis ocorrem quando os calouros, estudantes recém-chegados, são submetidos a tarefas impostas pelos veteranos como parte de um ritual de iniciação na vida universitária. No entanto, muitas dessas práticas evoluem para violência psicológica e física, colocando em risco a integridade das pessoas envolvidas.
O post Unesp expulsa quatro alunos por participação em trote violento apareceu primeiro em Perfil Brasil.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.