Rússia realiza ataque em grande escala contra a Ucrânia; civis encontram abrigo no metrô de Kiev
A Rússia lançou um ataque com mísseis em grande escala contra várias regiões da Ucrânia no início do horário de pico da manhã desta segunda-feira (8), colocando todo o país em alerta de ataques aéreos. As informações foram divulgadas por autoridades militares ucranianas.
“Kiev – abriguem-se!”
alerta a Força Aérea da Ucrânia no aplicativo de mensagens Telegram, afirmando que a capital estava sob ameaça de mísseis balísticos.
As autoridades militares da Ucrânia nas cidades de Kryvyi Rih, Zaporizhzhia, Kharkiv, Dnipropetrovsk e Khmelnytskyi também relataram que suas cidades estavam sendo alvo de um “ataque massivo de mísseis” por parte da Rússia. Centenas de civis se abrigaram em uma estação de metrô de Kiev na manhã desta segunda-feira.
Muitos moradores locais utilizam o metrô como um abrigo confiável durante os ataques de mísseis. Alguns deles aguardaram a ameaça nos subsolos acompanhados por carrinhos de bebê e seus animais de estimação.
No final de dezembro de 2023, a Rússia lançou o maior ataque aéreo à Ucrânia desde o início da invasão do país em fevereiro de 2022, informaram militares ucranianos à CNN. Um número sem precedentes de drones e mísseis atingiram alvos em todo o país, resultando na morte de pelo menos 12 pessoas e deixando dezenas de feridos.
A onda de ataques teve início durante a noite de 28 de dezembro e atingiu todo o país, com explosões relatadas na capital Kiev e em uma maternidade na cidade central de Dnipro. Também houve ataques nas cidades de Kharkiv, no leste, Odesa, no sudeste, e Lviv, no oeste, distante das linhas de frente.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, elogiou a coragem do povo ucraniano em face desses ataques, dizendo:
“Nossos guerreiros provaram que os ucranianos, com sua força extraordinária, podem guiar a história na direção certa. Sem pessoas como nossos heróis e sem a coragem do povo ucraniano, a Ucrânia não teria se mantido firme.”
Artigo traduzido e adaptado de “Russia launches massive attack on Ukraine; civilians take shelter in Kiev metro” em Profile Brazil.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.