Prevenção de acidentes com crianças durante as férias escolares
A chegada das férias escolares traz consigo a necessidade de maior atenção para evitar acidentes com crianças. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os acidentes aumentam em 38% durante este período e são a principal causa de morte em crianças de um a 14 anos, com aproximadamente 13 mortes por dia. No entanto, a SBP alerta que 90% desses acidentes poderiam ser evitados.
Acidentes domésticos são os mais comuns
A maioria dos acidentes ocorrem dentro de casa, sendo as queimaduras, afogamentos e engasgos os mais comuns. Para combater esse problema, a Pediatra Neonatologista Dra. Andréa Patente recomenda três cuidados essenciais.
1. Prevenção de queimaduras
– Mantenha as crianças afastadas da cozinha e opte pelo uso das bocas traseiras do fogão.
– Coloque líquidos, pratos ou outros recipientes quentes no centro da mesa ou em locais mais altos, fora do alcance das crianças.
2. Prevenção de afogamentos
– Nunca deixe a criança sozinha próxima ou dentro de ambientes com água, como o mar, piscina, lago, rio, balde, pia, banheira ou tanque.
– Os afogamentos ocorrem rapidamente e de forma silenciosa, portanto, é essencial estar atento, orientar e incentivar o uso de boias e coletes salva-vidas.
3. Prevenção de engasgos
– Engasgos com pequenos alimentos ou pedaços de brinquedos são muito comuns, portanto, evite oferecer alimentos redondos e duros às crianças, como castanhas, pipoca e uva.
– É recomendado que a alimentação seja sempre realizada com a criança sentada.
Fonte: Bons Fluidos
Fonte: Perfil Brasil
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.