Polícia Ambiental desmantela redes de pesca ilegais no Paraná


A Polícia Ambiental de São Paulo desmantelou redes ilegais de pesca no rio Paraná. Cerca de 30 quilos de peixes foram doados ao Lar Cantinho Feliz, em Panorama (SP). A ação vem durante a piracema, período em que o natural habitat é especialmente preservado para a reprodução dos peixes. As informações são do portal de notícias G1.

Quais foram as medidas tomadas pela Polícia Ambiental de São Paulo para desmantelar as redes de pesca ilegais no rio Paraná?

Para desmantelar as redes de pesca ilegais, a Polícia Ambiental de São Paulo realizou fiscalizações, controles e ações de repressão em locais considerados estratégicos. Além disso, ações de conscientização foram promovidas para que o povo entenda o quanto é importante respeitar as leis de pesca. Cerca de 30 quilos de peixes foram apreendidos durante um destes controles, e como forma de desestimular a pesca indevida, os peixes foram doados ao Lar Cantinho Feliz, em Panorama (SP).

A piracema é um período de repouso reprodutivo dos peixes, que acontece todos os anos no Paraná na época de cheia. Durante esse período, o natural habitat é preservado para evitar que pescadores itegais entrem em áreas protegidas e caiam na armadilha dos controles policiais. Com isso, animais adultos e juvenis são preservados e há uma melhora na qualidade das águas para a reprodução dos peixes e a sua sobrevivência futura.

Por que os peixes apreendidos foram doados ao Lar Cantinho Feliz em Panorama (SP)?

A Polícia Ambiental de São Paulo desenvolveu uma campanha para concientizar sobre a importância do respeito às leis de pesca, assim como realizaram vários controles e ações de repressão para desmantelar a ilegalidade no Estado. Durante um destes controles, foram apreendidos cerca de 30 quilos de peixes, que foram doados ao Lar Cantinho Feliz, em Panorama (SP). A Polícia Ambiental quer mostrar assim para a população que o descumprimento das leis tem consequencias tangíveis, que não se limitam apenas ao pagamento de multas.

A Piracema é uma época de repouso reprodutivo dos peixes, que acontece todos os anos durante a época de cheia no Paraná. Desse modo, certas áreas são especialmente preservadas para resguardar os animais adultos e juvenis e a qualidade das águas com a intenção de melhorar a reprodução e sobrevivência futura. Este é um fator importante de manutenção para a natureza, para a vida aquática e para manter o equilíbrio ecológico.

Qual é a importância da piracema e por que o natural habitat é especialmente preservado durante esse período?

Durante a piracema, que ocorre anualmente, os peixes buscam um local seguro para desovar, para que os filhotes possam sobreviver. Nessa época de reprodução, é possível observar a grande quantidade de peixes indo para os afluentes dos rios para desovar. Por isso é muito importante preservar o habitat natural por meio do controle da pesca ilegal.

A Polícia Ambiental tomou medidas urgentes para desmantelar essa rede de pesca nos rios Paraná. Aproximadamente trinta quilos de peixes foram removidos, incluindo tambaras, pintados, matrinxãs, curimbates entre outros. Dessa forma, o alvo de proteger o ambiente marítimo foi alcançado, pois os peixes recapturados foram doados a um dos órgãos para entidades carentes, o Lar Cantinho Feliz em Panorama (SP).

Deixe um comentário Cancelar resposta

Exit mobile version