A Petrobras informa, em continuidade ao Fato Relevante de 11/04/2024, que o Exmo. Sr. Desembargador Relator da 4ª Turma do Tribunal Regional… A decisão, proferida pelo desembargador Marcelo Mesquita Saraiva, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, na noite desta terça-feira (16), suspendeu o afastamento do presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Adamo Mendes. Mendes foi afastado e depois reconduzido ao cargo em decisões da Justiça em meio a um embate entre membros representantes do governo.
Governança da Petrobras testada por decisões governamentais
A Petrobras, força motriz do mercado de ações brasileiro, tem visto sua governança testada a partir de decisões do governo. A suspensão do afastamento do presidente do Conselho de Administração, Pietro Adamo Mendes, pelo desembargador Marcelo Saraiva, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo), é um exemplo recente dessa briga de interesses entre membros representantes do governo na estatal. A decisão está em continuidade ao Fato Relevante divulgado em 11 de abril de 2024, e é mais um capítulo dessa disputa em torno da governança e gestão da Petrobras.
Governo e Petrobras em embate pela gestão da empresa
O afastamento e a recondução do presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Adamo Mendes, têm sido alvo de disputas judiciais desde junho de 2023, quando ambos Mendes e o diretor de Refino e Gás Natural, Rodrigo Rezende, passaram a responder a processos administrativos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O Sindipetro-RJ, sindicato dos petroleiros do Rio de Janeiro, tem lutado por eleições para a escolha dos membros da diretoria da Petrobras, em meio ao embate com membros representantes do governo.
- A Petrobras informou que a decisão do desembargador Marcelo Saraiva suspendendo o afastamento do presidente do Conselho de Administração foi em continuidade ao Fato Relevante divulgado em 11/04/2024;
- A disputa pela governança e gestão da Petrobras tem gerado instabilidade no mercado de ações brasileiro;
- O afastamento e a recondução do presidente do Conselho de Administração, Pietro Adamo Mendes, têm sido alvo de disputas judiciais desde junho de 2023;
- O Sindipetro-RJ tem defendido eleições para a escolha dos membros da diretoria da Petrobras;
- A briga de interesses entre membros representantes do governo na estatal tem impactado a governança e gestão da empresa.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.