Petrobras: Presidente e Presidente do Conselho em Conflito


Governança da Petrobras desafiada por decisões governamentais. Suspensão do afastamento do Presidente do Conselho agita disputa pela gestão da empresa.
Governança da Petrobras desafiada por decisões governamentais. Suspensão do afastamento do Presidente do Conselho agita disputa pela gestão da empresa.

A Petrobras informa, em continuidade ao Fato Relevante de 11/04/2024, que o Exmo. Sr. Desembargador Relator da 4ª Turma do Tribunal Regional… A decisão, proferida pelo desembargador Marcelo Mesquita Saraiva, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, na noite desta terça-feira (16), suspendeu o afastamento do presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Adamo Mendes. Mendes foi afastado e depois reconduzido ao cargo em decisões da Justiça em meio a um embate entre membros representantes do governo.

Governança da Petrobras testada por decisões governamentais

A Petrobras, força motriz do mercado de ações brasileiro, tem visto sua governança testada a partir de decisões do governo. A suspensão do afastamento do presidente do Conselho de Administração, Pietro Adamo Mendes, pelo desembargador Marcelo Saraiva, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo), é um exemplo recente dessa briga de interesses entre membros representantes do governo na estatal. A decisão está em continuidade ao Fato Relevante divulgado em 11 de abril de 2024, e é mais um capítulo dessa disputa em torno da governança e gestão da Petrobras.

Governo e Petrobras em embate pela gestão da empresa

O afastamento e a recondução do presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Adamo Mendes, têm sido alvo de disputas judiciais desde junho de 2023, quando ambos Mendes e o diretor de Refino e Gás Natural, Rodrigo Rezende, passaram a responder a processos administrativos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O Sindipetro-RJ, sindicato dos petroleiros do Rio de Janeiro, tem lutado por eleições para a escolha dos membros da diretoria da Petrobras, em meio ao embate com membros representantes do governo.

  • A Petrobras informou que a decisão do desembargador Marcelo Saraiva suspendendo o afastamento do presidente do Conselho de Administração foi em continuidade ao Fato Relevante divulgado em 11/04/2024;
  • A disputa pela governança e gestão da Petrobras tem gerado instabilidade no mercado de ações brasileiro;
  • O afastamento e a recondução do presidente do Conselho de Administração, Pietro Adamo Mendes, têm sido alvo de disputas judiciais desde junho de 2023;
  • O Sindipetro-RJ tem defendido eleições para a escolha dos membros da diretoria da Petrobras;
  • A briga de interesses entre membros representantes do governo na estatal tem impactado a governança e gestão da empresa.

Deixe um comentário