Na sexta-feira, 15 de março de 2024, o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal, retirou o sigilo dos depoimentos de ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica. Freire Gomes (Exército) e Baptista Jr. (Aeronáutica) falaram à Polícia Federal como testemunhas, porém, não foram questionados sobre um ponto específico. Este evento é de extrema importância, pois os depoimentos dos militares de alta patente apontam para a suposta participação do ex-presidente Jair Bolsonaro como líder de uma tentativa de golpe de Estado.
Militares depõem como testemunhas
Os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, Freire Gomes e Baptista Jr., respectivamente, prestaram depoimento à Polícia Federal como testemunhas nas investigações sobre a suposta trama golpista liderada por Jair Bolsonaro. No entanto, foi notado que um ponto específico não foi abordado durante os interrogatórios. O depoimento dos militares de alta patente é relevante para as investigações em andamento.
Pressão política sobre políticos bolsonaristas
Com a retirada do sigilo dos depoimentos dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, surge a pressão para que todos os políticos bolsonaristas sejam confrontados com as declarações dadas por Freire Gomes e Baptista Jr. Esses depoimentos podem ter implicações significativas nos cenários político e jurídico, levando a possíveis consequências para o presidente Jair Bolsonaro.
Psol solicita cassação de mandato
O Psol, partido político brasileiro, enviou um novo documento ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados solicitando a cassação do mandato de Jair Bolsonaro com base nos depoimentos dos ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica. O partido afirma que essas declarações indicam a participação de Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado, o que violaria os princípios democráticos e a Constituição do país.
Repercussões para Jair Bolsonaro
A quebra de sigilo dos depoimentos dos militares de alta patente nas investigações sobre a trama golpista têm impactos políticos significativos para Jair Bolsonaro. Essas revelações podem afetar sua imagem e credibilidade, além de abrir caminho para possíveis ações legais ou processos de impeachment. A sociedade aguarda as reações e medidas que serão tomadas em resposta a essas acusações.
Fonte: Bloomberg
Summary:
- O ministro Alexandre de Moraes retirou o sigilo dos depoimentos de ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica nas investigações sobre uma suposta trama golpista liderada por Jair Bolsonaro;
- Os depoimentos não abordaram um ponto específico e levantaram questionamentos sobre a possível participação de Bolsonaro;
- O Psol solicita a cassação do mandato do presidente com base nessas declarações;
- A quebra de sigilo dos depoimentos tem repercussões políticas significativas para Jair Bolsonaro;
- A sociedade aguarda as reações e medidas a serem tomadas em resposta a essas acusações.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.