O parlamento israelense aprovou uma lei em abril deste ano que permite o fechamento das redes de notícias estrangeiras consideradas um risco à segurança do país. No domingo, dia 5, a polícia israelense invadiu um quarto de hotel em Jerusalém que estava sendo utilizado como escritório da agência de notícias Al Jazeera, a partir de uma decisão do governo de Israel. O governo ordenou o fechamento dos escritórios da emissora árabe em todo o território israelense, além de confiscar bens e impedir o acesso.
Contexto e motivação
O fechamento dos escritórios da Al Jazeera em Israel ocorre no contexto do conflito entre o país e o canal de notícias, que se agravou durante a guerra com o grupo palestino Hamas. Além disso, ocorre em um momento em que as relações entre Israel e o Catar, país ao qual a agência de notícias é ligada, estão tensas. Israel acusa o Catar de ser um dos principais financiadores do grupo terrorista Hamas, o que intensifica as divergências entre os dois países.
Repercussões e medidas adicionais
A operadora de TV por cabo Hot desligou as transmissões da Al Jazeera em inglês e árabe, mesmo estando disponíveis através dos portais de internet. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, assinou e anunciou o fechamento da redação local da estação de televisão Al Jazeera. Tal medida teve aprovação unânime do governo em Tel Aviv e tem efeito imediato, segundo o Ministério das Comunicações.
- O parlamento israelense aprovou uma lei permitindo o fechamento de redes de notícias estrangeiras consideradas uma ameaça à segurança do país.
- Al Jazeera teve seu escritório invadido pela polícia israelense em um quarto de hotel em Jerusalém, após uma decisão do governo.
- O governo de Israel ordenou o fechamento dos escritórios da Al Jazeera em todo o território israelense, além de confiscar bens e impedir o acesso.
- O conglomerado de mídia é ligado ao governo do Catar, que Israel acusa de ser um dos principais financiadores do grupo terrorista Hamas.
- As ações contra a Al Jazeera ocorrem no contexto do conflito entre Israel e o canal, que se intensificou durante a guerra com o Hamas.
- O fechamento dos escritórios da emissora ocorre também em um momento de tensão nas relações entre Israel e o Catar.
- A operadora de TV por cabo Hot desligou as transmissões da Al Jazeera em inglês e árabe.
- O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, assinou e anunciou o fechamento da redação local da estação de televisão Al Jazeera.
- A medida teve aprovação unânime do governo em Tel Aviv e tem efeito imediato, segundo o Ministério das Comunicações.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.