O governo haitiano decretou neste domingo o estado de emergência e um toque de recolher obrigatório para retomar o controle da capital, Porto Príncipe, após a fuga de gangues de criminosos. A violência tem aumentado no país desde a semana passada, com confrontos entre grupos armados e a afirmação de controle de uma parte significativa da cidade por esses gangues. A situação se agravou com a tentativa de fuga de um dos principais líderes dessas gangues, o que gerou uma escalada ainda maior de violência. O hospital da capital, por sua vez, está no limite de sua capacidade, de acordo com o alerta emitido pela organização Médicos Sem Fronteiras.
Suspensão de operações aéreas
A República Dominicana, país vizinho ao Haiti, anunciou a suspensão das operações aéreas de passageiros entre os dois países. A medida foi tomada como forma de evitar a propagação da violência e garantir a segurança dos voos. A decisão entrou em vigor nesta terça-feira e afeta tanto voos vindos do Haiti quanto voos com destino ao país caribenho.
Premiê do Haiti desembarca em Porto Rico
O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, que estava em viagem ao exterior, tenta retornar ao seu país, e acabou desembarcando em Porto Rico. Ainda não há informações sobre o motivo pelo qual ele não conseguiu retornar ao Haiti diretamente. A situação é tensa e preocupante, uma vez que o primeiro-ministro está desaparecido e as autoridades internacionais estão profundamente preocupadas com a escalada de violência no país.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.