Governo Brasileiro Criticado por Postura Neutra sobre Ataque – Sly

Governo Brasileiro Criticado por Postura Neutra sobre Ataque


Governo brasileiro é criticado por não condenar ataque do Irã. Embate diplomático gera desapontamento e questionamentos sobre posicionamento do presidente Lula.

O governo brasileiro é criticado por não condenar ataque do Irã

O que aconteceu?

O governo brasileiro, após se manifestar sobre o ataque do Irã contra Israel, foi criticado por entidades judaicas devido ao seu posicionamento. Entretanto, bastidores diplomáticos indicam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve realizar manifestações contundentes sobre as tensões geopolíticas em um futuro próximo.

No último sábado (13), o Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado expressando “grave preocupação” com os “relatos de envio de drones e mísseis” e enfatizando a necessidade de “máxima contenção” dos conflitos para evitar uma escalada na violência, sem condenar diretamente o ataque iraniano.

Onde e como isso aconteceu?

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, expressou sua decepção em uma entrevista à CNN, afirmando: “Eu procurei, mas não achei um tipo de condenação, infelizmente. Fiquei muito desapontado. Acho que quando há este tipo de ataque, e o Brasil aceita isso, ou pelo menos não condena como disse, fiquei muito desapontado que isso não aconteceu”.

O Instituto Brasil-Israel (IBI) e a Confederação Israelita do Brasil (Conib) também criticaram o presidente, considerando que o governo não condenou uma ação “flagrantemente ilegal” e se afastou da “linha diplomática histórica de condenar agressões desse tipo”.

Por que isso é importante?

Os assessores internacionais e políticos de Lula o aconselharam a manter distância do conflito entre Israel e Irã, após experiências anteriores de desgaste ao tentar mediar disputas. A fadiga política interna e a rejeição do eleitorado evangélico a Lula complicam a aprovação de projetos e medidas do presidente, tornando provável que ele adote um posicionamento mais genérico e deixe a diplomacia responder questionamentos.

“A posição do governo brasileiro é mais uma vez frustrante. O mundo democrático e vários países do Oriente Médio se uniram a Israel em condenar e combater o ataque do Irã.” – CONIB (@coniboficial) April 14, 2024

O post Governo brasileiro é criticado por não condenar ataque do Irã apareceu primeiro em Perfil Brasil.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Exit mobile version