Os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial para o Rio Carnaval 2024 começarão uma hora mais cedo a partir de domingo (14). A decisão foi tomada em reunião plenária da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) nesta terça-feira (9), na Cidade do Samba, região portuária do Rio. O início das apresentações aos domingos será às 19h30, e a segunda escola programada entrará na avenida às 21h.
Antecipação para facilitar transporte público
A antecipação do horário atende a um pedido do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do público e dos componentes das escolas. A medida tem como objetivo facilitar o transporte público para o retorno dos espectadores e participantes das escolas. No domingo passado (7), o ensaio técnico da Mocidade Independente de Padre Miguel atrasou uma hora devido a problemas técnicos, causando transtornos aos participantes e espectadores que tiveram dificuldades em encontrar transportes públicos. Em seu pedido, o prefeito afirmou que as pessoas têm que trabalhar na segunda-feira.
“Com essa antecipação, o público e os componentes poderão retornar com mais tranquilidade usando o transporte público, além de poder ter um tempo a mais para descansar e trabalhar no dia seguinte”, observou o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.
Retorno da Mocidade Independente de Padre Miguel
Além da antecipação do horário, também foi aprovado o retorno da Mocidade Independente de Padre Miguel à Passarela do Samba para um novo ensaio técnico. A escola reclamou na Liesa que foi prejudicada pelos problemas técnicos no som. O novo ensaio acontecerá no dia 21, excepcionalmente às 18h30, antes das apresentações da Paraíso do Tuiuti e do Salgueiro.
Investigação sobre falha técnica
A Liesa encaminhou uma reclamação formal à empresa responsável pelo carro de som que apresentou problemas técnicos. Eles estão cobrando explicações sobre o ocorrido e estudando formas de aprimorar o sistema para evitar falhas no futuro.
Transporte gratuito
De acordo com a Liesa, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), serão concedidas passagens gratuitas no metrô e no trem para os componentes das agremiações. Serão distribuídos 150 bilhetes de ida e volta para cada escola de samba do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
Confira o novo calendário dos ensaios técnicos do Grupo Especial:
- 14/1 (domingo)
- 19h30 – Portela
- 21h – Unidos da Tijuca
- 21/1 (domingo)
- 18h30 – Mocidade
- 20h – Paraíso do Tuiuti
- 21h30 – Salgueiro
- 28/1 (domingo)
- 19h30 – Grande Rio
- 21h – Mangueira
- 3/2 (sábado)
- 18h30 – Lavagem da pista Passarela do Samba em cerimônia com baianas e água de cheiro
- 20h – Beija-Flor
- 21h30 – Vila Isabel
- 4/2 (domingo)
- 19h30 – Viradouro
- 21h – Imperatriz Leopoldinense
Fonte: Perfil Brasil
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.