Em meio a uma forte chuva com raios, é recomendado que as pessoas se abriguem dentro de seus veículos, mantendo os vidros fechados e evitando contato com partes metálicas. Essa recomendação, vinda de autoridades e especialistas, é baseada no princípio científico conhecido como Gaiola de Faraday.
Instituto de Física da USP de São Carlos explica o princípio
O Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC) destaca que o princípio da Gaiola de Faraday estabelece que, ao carregar uma casca esférica condutora, toda a carga se concentra na superfície externa, anulando o campo elétrico no interior. Segundo o estudo, “quando uma casca esférica condutora é carregada, toda a carga fica concentrada na superfície externa, e o campo elétrico dentro da casca é nulo. A região interna é completamente livre de influências elétricas externas”.
O princípio recebe o nome do físico britânico Michael Faraday, que o demonstrou em 1836 construindo uma gaiola.
Homem morre ao sair de carro atingido por cabo elétrico rompido
Na terça-feira (9), durante uma forte chuva em São Paulo, um homem de 62 anos perdeu a vida após sair de seu carro que foi atingido por um cabo elétrico rompido. Sua companheira, de 60 anos, permaneceu no veículo e foi resgatada ilesa.
Defesa Civil lista dicas de segurança durante tempestades com raios
A Defesa Civil do Estado de São Paulo lista uma série de dicas de segurança para adotar em dias de tempestade com raios:
O post foi publicado originalmente no site Perfil Brasil.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.