Desastre climático em Canoas: rompimento de dique causa alagamento


Rom J. Fürstenau descreve pesadelo em Canoas após alagamento trágico causado pelo rompimento de dique. Mais de 850 mil afetados, 83 mortes.
Rom J. Fürstenau descreve pesadelo em Canoas após alagamento trágico causado pelo rompimento de dique. Mais de 850 mil afetados, 83 mortes.

O que aconteceu em Canoas, Rio Grande do Sul?

Rolf Jesse Fürstenau, morador do bairro de Rio Branco em Canoas, descreveu o pesadelo vivido ao ver sua casa ser invadida pelas águas devido a um alagamento causado pelo rompimento do dique do rio Gravataí.

Onde aconteceu o alagamento?

O bairro vizinho ao rio Gravataí, localizado logo atrás do rio Jacuí, foi atingido pelo alagamento em Canoas, Rio Grande do Sul.

Como ocorreu o desastre?

O alagamento iniciou após o dique do rio Gravataí ceder, resultando na inundação gradual do bairro. Os moradores tentaram construir formas de desviar a água, mas sem sucesso diante do volume significativo. O esforço principal foi para resgatar pessoas idosas, crianças e animais, que foram levados para um prédio em construção próximo.

Por que é importante?

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul afetaram mais de 850 mil pessoas, resultando em 83 mortes confirmadas, 6 em investigação, 155 feridos e 103 desaparecidos. Este é considerado o pior desastre climático da história gaúcha, com milhares de desalojados e danos estruturais em todo o estado.

  • Rolf Jesse Fürstenau, morador de Canoas, descreveu o pesadelo vivido devido ao alagamento.
  • O desabamento do dique do rio Gravataí causou a inundação gradual do bairro de Rio Branco.
  • Mais de 850 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, com diversas fatalidades e desalojamentos.

“É um pesadelo. Um pesadelo que a gente nunca pensou que fosse viver.”

Fonte: Perfil Brasil.

Deixe um comentário