Curso de Pedagogia Intercultural Indígena forma educadores no Ceará
Sessenta e seis educadores concluíram o curso Cuiambá Pedagogia Intercultural Indígena Magistério Tremembé, oferecido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Ceará. Os profissionais vão atuar em nove escolas nas aldeias Tremembé, nos municípios de Itarema e Acaraú.
Parcerias fortalecem o curso
O curso, oferecido pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem como proposta fortalecer temas como a demarcação de terras e a possibilidade de uma educação diferenciada.
Além disso, o curso conta com parcerias importantes, como o Conselho Indígena Tremembé de Almofala, as secretarias de Educação do Ceará e de Itarema, e a Igreja Metodista do Brasil.
Valorizando saberes tradicionais
A formação de professores indígenas, habilitados como pedagogos interculturais, tem fortalecido saberes tradicionais e valorizado profissionais que estão em sala de aula. A Capes, em nota, afirmou: “A formação de professores indígenas, habilitados como pedagogos interculturais, tem fortalecido saberes tradicionais e valorizado profissionais que estão em sala de aula”.
“A formação de professores indígenas, habilitados como pedagogos interculturais, tem fortalecido saberes tradicionais e valorizado profissionais que estão em sala de aula.” – Capes
O curso Cuiambá Pedagogia Intercultural Indígena Magistério Tremembé é uma importante iniciativa para promover uma educação de qualidade e inclusiva para as comunidades indígenas do Ceará.
Fonte: Perfil Brasil
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.