O Brasil sediará nos próximos dias 10 e 11 a primeira reunião preparatória do ano para a Cúpula do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. Neste encontro, será discutido o empoderamento das mulheres. A reunião contará com a participação de representantes dos governos dos países-membros e de organizações internacionais convidadas.
Formato das reuniões
As reuniões do G20 têm sido realizadas por meio de videoconferência desde dezembro do ano passado e ocorrerão nos meses de janeiro e fevereiro. Nessa fase inicial, serão abordados quinze grupos de trabalho, que tratam de temas como combate à corrupção, transições energéticas, cultura, educação, trabalho, turismo, saúde, sustentabilidade climática e ambiental, agricultura, economia digital, empoderamento de mulheres, desenvolvimento, pesquisa e inovação, entre outros.
A partir de março até junho, serão realizadas reuniões técnicas presenciais em diversas cidades e regiões do Brasil. A terceira fase envolverá reuniões ministeriais igualmente distribuídas pelo país nos meses de agosto a outubro.
G20 Social e Cúpula de Líderes
A conclusão dos trabalhos do G20 Social será apresentada durante a Cúpula Social, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Em seguida, acontecerá a Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Eventos programados
De acordo com o cronograma divulgado pelo governo brasileiro, até a realização da cúpula serão realizados mais de 120 eventos em cidades-sede do país. O calendário inclui 93 reuniões técnicas, 26 videoconferências, 10 encontros de vice-ministros e 23 reuniões ministeriais.
Fonte: Perfil Brasil
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.