Equipe de Lula prevê alterações na MP da desoneração no Congresso
A equipe do presidente Lula reconhece que, na melhor das hipóteses, a medida provisória (MP) que muda a desoneração da folha de pagamento será alterada no Congresso Nacional. No pior dos cenários, avalia o estafe de Lula, a MP será devolvida, prejudicando outras duas medidas de recuperação de receitas da União. As informações são do jornalista Valdo Cruz, do g1.
A Reação à MP Surpreendeu
Em conversas no Planalto, assessores do presidente admitem que a reação à MP foi maior do que o esperado. O governo trabalhará para negociar a aprovação durante a retomada dos trabalhos legislativos. Como a desoneração só entrará em vigor em abril, há tempo para tratativas e votação do texto antes desse prazo.
Um auxiliar de Lula informou ao jornalista, em off, que a MP da equipe de Haddad será alterada e que o risco é de ser devolvida, prejudicando outras medidas importantes para 2024.
A Mudança na Desoneração da Folha
A MP acabou com o modelo que beneficiava 17 setores intensivos em mão de obra. Agora, a cobrança previdenciária de 20% sobre a folha de pagamento será substituída por uma cobrança sobre o faturamento bruto, variando entre 1% e 4,5%.
Segundo o Ministério da Fazenda, essas ações não geram receita adicional para o governo, apenas compensam perdas, com foco no equilíbrio das contas públicas.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.