A Unidos de Padre Miguel foi proclamada campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro, conquistando o direito de ascender ao Grupo Especial em 2025.
O Desfile
O desfile da escola de samba da zona oeste do Rio foi considerado praticamente perfeito pelos jurados, recebendo notas 10 em todos os quesitos, exceto no enredo, onde obteve uma nota 9,9. No entanto, como as escolas têm o direito de descartar a menor nota de cada quesito, a escola obteve a pontuação máxima de 270.
Colocações
A Império Serrano ficou em segundo lugar, apenas dois décimos atrás da Unidos de Padre Miguel. Em seguida vieram Estácio, União de Maricá e São Clemente.
Com as menores pontuações, Império da Tijuca (268,1) e Sereno (267,9) foram rebaixadas e desfilarão na Série Prata no próximo ano.
Participantes
No total, 16 escolas se apresentaram na Marquês de Sapucaí pela Série Ouro, organizada pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro (Liga RJ).
Julgamento
Horas antes da apuração, o critério de desempate foi sorteado, sendo escolhido o quesito de harmonia. Além disso, foram julgados os seguintes quesitos: fantasias, enredo, samba-enredo, evolução, comissão de frente, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços.
Enredo
A Unidos de Padre Miguel foi a quinta escola a se apresentar no segundo dia do desfile, no sábado (10), trazendo o enredo intitulado “O redentor do sertão”, criado pelos carnavalescos Lucas Milato e Edson Pereira. Em destaque, a figura de Padre Cícero, um dos mais importantes sacerdotes católicos do Brasil. A história do “Padim Ciço” foi contada a partir do imaginário do povo nordestino, explorando as questões místicas que o cercam. O samba também destacou a sensibilidade do milagreiro às dificuldades enfrentadas pelo sertanejo, como a seca e a fome.
Artigo original: “Unidos de Padre Miguel vence a Série Ouro do Carnaval carioca” – Perfil Brasil
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.