Tempo instável e chuvas intensas no feriado da Páscoa no Nordeste
O que aconteceu?
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o feriado da Páscoa, que ocorrerá nesta sexta-feira (29), será marcado por tempo instável e muita chuva em diversas áreas da região Nordeste.
Onde?
As chuvas começaram nesta quarta-feira (27) e estão previstas para continuar até o domingo (31). A região mais afetada será a faixa leste, indo da Bahia até o Rio Grande do Norte e incluindo o litoral do Ceará até o Maranhão.
Como aconteceu?
Segundo o Inmet, a intensificação das chuvas se deve ao transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente e à maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), formando instabilidades sobre a porção litorânea do Nordeste.
“As chuvas podem superar os 100 milímetros na faixa leste da região, com destaque para quinta-feira (28) e sexta-feira (29)”, alerta o Inmet.
Por que é importante?
O aviso de mau tempo emitido pela Meteorologia para o Nordeste alerta para chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos fortes de 60-100 km/h e riscos como corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.
Alerta no Nordeste
O alerta, válido até amanhã, abrange diversas áreas, como o sul cearense, região metropolitana do Recife, leste maranhense, sertões cearenses, sertão pernambucano, entre outras regiões.
Conclusão
O feriado da Páscoa trará condições de tempo instável e chuvas intensas para grande parte do Nordeste, com alertas de mau tempo e riscos para a população. É importante estar atento e seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança durante este período.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.