Projeto Cores do Brasil transforma Avenida Brasil em galeria de arte


Projeto Cores do Brasil, maior corredor de arte urbana da América Latina, será concluído até 13/11. Objetivo: transformar Avenida Brasil em lugar de esperança.
Projeto Cores do Brasil, maior corredor de arte urbana da América Latina, será concluído até 13/11. Objetivo: transformar Avenida Brasil em lugar de esperança.

O projeto Cores do Brasil, considerado o maior corredor de arte urbana da América Latina, será concluído até o próximo dia 13. Caique Torrezão, realizador da Visionartz, agência de requalificação urbana que atua na região portuária do Rio de Janeiro, confirmou a informação nesta sexta-feira (5).

O que é o projeto Cores do Brasil?

O projeto Cores do Brasil é um corredor de arte urbana que abrange 18 estações do BRT Transbrasil, tornando-se a maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina. O objetivo é trazer cores e significados inspirados nas obras do Profeta Gentileza à Avenida Brasil.

Como será realizado o projeto?

O projeto Cores do Brasil levará pinturas para quatro terminais, 18 estações e 18 passarelas do BRT Transbrasil, 30 viadutos e 300 pilares de sustentação ao longo dos 26 km de extensão da Avenida Brasil. Serão utilizados mais de 30 mil litros de tinta e mais de 10 mil latas de spray.

Por que é importante?

Através desse projeto, a prefeitura do Rio de Janeiro busca transformar a Avenida Brasil em um lugar de esperança, deixando para trás seu estado deteriorado e degradado. O prefeito Eduardo Paes comentou: “Com toda essa arte urbana, a Avenida Brasil vai se transformar de um lugar deteriorado e degradado para um lugar de esperança. Esse é o principal objetivo desse projeto. Vai ser um ponto de transformação na história da cidade”.

Quais são as partes do projeto já concluídas?

Algumas estações do BRT Transbrasil já receberam as pinturas do projeto Cores do Brasil. Na primeira fase, foram entregues as estações Into/Caju, Caju Igrejinha, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Bonsucesso, Rubens Vaz, Lobo Jr, Cidade Alta e Mercado São Sebastião. Além disso, a estação Deodoro também já foi concluída, com a participação de 30 artistas na pintura de 14 painéis, além da pintura da fachada assinada pelo artista Igor Izy.

O artista Igor Izy comentou sobre sua participação no projeto: “Fico muito feliz quando vários amigos do bairro passam e me cumprimentam. E as crianças que foram meus alunos na Organização Não-Governamental (ONG), vendo isso me fazem realizado por ser uma referência positiva para elas”. Agora, serão feitos os viadutos do entorno da estação.

A gente tem um desafio grande que é pintar cerca de 30 viadutos da Avenida Brasil e estações do BRT – Caique Torrezão

Deixe um comentário