Uma em cada quatro pessoas em situação de rua no Brasil vive na cidade de São Paulo, de acordo com o Observatório Nacional dos Direitos Humanos.
São Paulo lidera o ranking
Segundo o observatório, São Paulo tinha, em julho de 2023, um total de 54.812 pessoas vivendo em situação de rua. No entanto, esse número pode ser ainda maior, pois foram consideradas apenas as pessoas inscritas no Cadastro Único. Na sequência, o Rio de Janeiro aparece com 14.004 pessoas cadastradas, representando 6,3% do total da população em situação de rua do país. Belo Horizonte ocupa o terceiro lugar, com 11.796 pessoas (5,3% do total do país).
Aumento do número de pessoas sem residência formal
O levantamento revela que o número de pessoas sem residência formal no Brasil, cadastradas no Cadastro Único, praticamente dobrou em cinco anos, passando de 116.799 em 2018 para 221.113 em julho do ano passado. Também aumentou o número de municípios com pessoas vivendo em situação de rua, passando de 1.215 em 2015 para 2.354 no ano passado. Isso representa que, em 2023, quase 42% dos municípios brasileiros tinham pessoas vivendo nessa condição.
Falta de políticas públicas
De acordo com o presidente do Movimento Estadual da População em Situação de Rua, Robson Mendonça, os números reais são ainda maiores. “Há 69 mil pessoas vivendo em situação de rua na cidade de São Paulo”, afirmou em entrevista à Agência Brasil. Segundo ele, a falta de políticas públicas é a principal causa desse aumento. “Há carência de abrigos e as pessoas têm perdido empregos e poder aquisitivo. São vários fatores que contribuem para o aumento diário do número de pessoas nas ruas”, acrescentou.
Concentração em sete cidades
Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, sete cidades brasileiras concentravam, juntas, 51,5% do total dessa população em 2023: Salvador, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Florianópolis.
O post Uma em cada quatro pessoas em situação de rua vive na cidade de SP apareceu primeiro em Perfil Brasil.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.