O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu ter recebido um ’email’ do seu filho Nuno Rebelo de Sousa, conforme notícia publicada pelo Correio da Manhã. O teor do email dizia que “tudo é igual para todos”, ao que Marcelo considerou “totalmente inaceitável” que o seu nome fosse invocado. Esta notícia surge a propósito da decisão do Presidente de dividir Portugal em dois grupos enquanto medida de combate à pandemia, ficando conhecida como a ‘Tó Twist’.
Qual foi o conteúdo exato do email enviado pelo filho de Marcelo Rebelo de Sousa?
De acordo com o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o conteúdo exato do email enviado pelo seu filho Nuno foi com a frase “Tudo igual para todos”. O Presidente confirmou ter recebido o email do seu filho através de uma publicação do Correio da Manhã. Marcelo considerou “totalmente inaceitável” que o seu nome fosse mencionado nessa mensagem.
Esta revelação surge no contexto de uma medida de combate à pandemia tomada por Marcelo. A “Tó Twist” divide o país em dois grupos (verdes e vermelhos), com diferentes proteções e restrições a serem implementadas de acordo com o nível de infecção em cada área. O Presidente pressionou publicamente as regiões para a execução da medida, defendendo que ela é necessária para conter a pandemia. Neste contexto, o email enviado pelo seu filho foi recebido com uma resposta crítica, já que Marcelo considerou “totalmente inaceitável” a ideia que tudo deveria ser igual para todos.
Por que Marcelo considerou “totalmente inaceitável” que seu nome fosse invocado no email?
Marcelo Rebelo de Sousa acredita profundamente que a medida é necessária para controlar a pandemia, mas critica vivamente aqueles que insistem que não existe uma diferença entre as regiões. Ele pensa que este abordagem não simplesmente leva à desigualdade, mas também à destruição social e economica em algumas regiões que carecem de ajuda. É neste contexto que a frase que constava no email de seu filho passa a ter um sentido ainda mais forte. A ideia de “tudo igual para todos” é algo que o Presidente considera erroneamente e por isso exprimiu a sua desaprovação na forma mais vigorosa possível.
O que exatamente é a medida de combate à pandemia chamada de ‘Tó Twist’ e como ela divide Portugal em dois grupos?
A medida de combate à pandemia chamada de ‘Tó Twist’ divide Portugal em dois grupos, de acordo com os níveis de risco do vírus Covid-19. Apesar de esta medida ter sido alargada a todo o país, foi inicialmente desenvolvida em Novembro de 2020 pelo Ministro da Saúde, Portugal, e grandemente defendida por Marcelo Rebelo de Sousa. O objetivo foi o de desenvolver uma estratégia para conter a propagação do Covid-19. O Presidente explicou recentemente que “tudo é igual para todos”, referindo que nenhuma região ficará sem qualquer tipo de estabilização, de forma a que a propagação seja o mais controlada possível. No entanto, Marcelo considera que o seu nome não deveria ter sido invocado no email do seu filho Nuno, ao que classificou como “totalmente inaceitável”. Assim, a ‘Tó Twist’ continua a ser um dos principais meios de contenção do Covid-19 em território português, procurando que os cidadãos possam desfrutar de um máximo de liberdade nas suas atividades diárias, sem comprometimento da saúde pública.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.