O impacto da inflação nas famílias brasileiras foi diferenciado em março
O que aconteceu
No último mês, as famílias de alta renda sentiram menos o peso da inflação em comparação com aquelas de renda muito baixa.
Onde e quando
Essa análise foi revelada pelo estudo Indicador de Inflação por Faixa de Renda, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 15 de março.
Como ocorreu
A inflação oficial do país ficou em 0,16%, sendo que o impacto para as famílias de alta renda foi de 0,05%, enquanto para as de renda muito baixa atingiu 0,22%.
“Os preços dos alimentos e dos combustíveis explicam grande parte deste alívio inflacionário em março”, apontou a pesquisadora Maria Lameiras.
Por que é importante
O estudo destaca que as famílias de renda mais alta se beneficiaram da redução nos preços da educação, enquanto as de renda mais baixa foram mais afetadas pela variação nos preços dos alimentos e combustíveis.
- No período de 12 meses
No acumulado de 12 meses, houve inversão nesse cenário. Famílias de baixa renda perceberam um aumento de 3,25% no custo de vida, abaixo da média nacional de 3,93%. Enquanto as de alta renda registraram uma inflação de 4,77% nesse período.
“Os alimentos tiveram a maior contribuição para a inflação das famílias de menor renda nos últimos 12 meses, enquanto para as famílias de renda alta os maiores pesos foram os itens de transporte e saúde”, destacou o estudo.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.