Ibama confiscou equipamentos da Starlink em garimpos ilegais na Amazônia
No último ano, o Ibama apreendeu aproximadamente 32 dispositivos da Starlink, empresa de Elon Musk, em cerca de 20 garimpos ilegais na Amazônia, de acordo com informações do UOL. Estes equipamentos foram descobertos durante operações de combate ao garimpo entre abril de 2023 e março de 2024 em quatro estados.
Onde os equipamentos foram encontrados?
As antenas da Starlink foram localizadas em áreas críticas, como a Terra Indígena Yanomami e o Vale do Javari.
Por que isso é importante?
- A Starlink tem sido escolhida como opção preferencial de internet pelos garimpeiros ilegais devido à qualidade e velocidade do sinal.
- A alta velocidade de conexão dificulta o combate ao garimpo, permitindo que os criminosos se comuniquem e se organizem para fugir antes da chegada dos fiscais.
“A Starlink já tem praticamente o monopólio da comunicação do crime ambiental na Amazônia. Todo acampamento de criminosos hoje tem uma antena da Starlink”, informou o Ibama.
Crescimento da empresa no Brasil
Em um ano, a Starlink registrou um aumento significativo de usuários no Brasil, com 149.115 antenas em funcionamento em fevereiro de 2024, segundo a Anatel.
Como o Ibama está lidando com essa situação?
- As antenas da Starlink encontradas são confiscadas e destruídas quando não é possível removê-las, segundo o Ibama.
- Órgãos federais estudam formas de bloquear o sinal da Starlink em áreas de mineração ilegal.
“Estamos trabalhando em conjunto com órgãos federais para estudar formas de bloquear o sinal da Starlink em áreas de mineração ilegal”, disse o Ibama.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.