Governo anuncia “cashback” e aumento do imposto de saneamento básico


Governo anuncia "cashback" após aumento do imposto de saneamento básico. População de baixa renda será beneficiada. Impacto financeiro mitigado. Exclusão do sistema diferenciado preocupa. Tributação maior em áreas desenvolvidas busca equilíbrio. #política
Governo anuncia "cashback" após aumento do imposto de saneamento básico. População de baixa renda será beneficiada. Impacto financeiro mitigado. Exclusão do sistema diferenciado preocupa. Tributação maior em áreas desenvolvidas busca equilíbrio. #política

Governo anuncia “cashback” após aumento do imposto de saneamento básico

O governo anunciou que, após a previsão de aumento na taxação do saneamento básico, será implementado um sistema de “cashback” para devolver parte do imposto pago. Essa medida terá como prioridade a população de baixa renda. O método também será aplicado, juntamente com a Reforma Tributária, ao mercado energético.

Após a implementação do Imposto sobre Valor Agregado, incluído na Reforma Tributária no último dia 15, a Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias de Saneamento) e a Aesbe (Associação Nacional das Empresas de Saneamento Básico) estimam que a tributação dos serviços de água e esgoto pode aumentar até 18%.

Exclusão do saneamento básico do regime diferenciado de taxação

O texto final da reforma exclui o saneamento básico do regime diferenciado de taxação, assim como rodovias pedagiadas, transporte aéreo, telecomunicações, economia circular e micro e minigeração distribuída de energia.

Esse regime diferenciado prevê alíquota zerada, redução de 60% ou aproveitamento de créditos para certos setores da economia, como serviços de educação, serviços de saúde e dispositivos médicos. A equipe de Fernando Haddad busca uma solução, pois reconhece que o saneamento tem uma demanda social justa.

Tributação maior em áreas com maior desenvolvimento de saneamento

Segundo fontes, a tributação será maior em localidades onde o serviço de saneamento é mais desenvolvido, atingindo totalmente ou a maioria da população. Isso ocorre porque em áreas com menor desenvolvimento de saneamento, os investimentos são desonerados de impostos e as tarifas são cobradas posteriormente como forma de remuneração.

Importância do sistema de “cashback” e do aumento do imposto de saneamento básico

O anúncio do sistema de “cashback” após o aumento do imposto de saneamento básico é uma medida importante para mitigar o impacto financeiro sobre a população de baixa renda. Com o aumento da tributação, espera-se que o sistema de devolução de parte do imposto pago alivie o peso financeiro dessas famílias.

A exclusão do saneamento básico do regime diferenciado de taxação é um ponto de preocupação, pois isso pode aumentar o custo dos serviços de água e esgoto para a população. A equipe de Fernando Haddad está buscando alternativas para encontrar uma solução justa e equilibrada.

Além disso, é importante destacar que a tributação maior em áreas com maior desenvolvimento de saneamento tem o objetivo de equilibrar os investimentos e as tarifas cobradas. Essa medida visa garantir a sustentabilidade dos serviços e a remuneração adequada das empresas do setor.

Deixe um comentário