Fiscalização educativa do exame toxicológico para motoristas de caminhões


A PRF está fiscalizando motoristas das categorias C, D e E para garantir cumprimento do exame toxicológico. Penalidades incluem multa e suspensão da CNH. Acidentes causados por substâncias psicoativas resultaram em mortes e feridos.
A PRF está fiscalizando motoristas das categorias C, D e E para garantir cumprimento do exame toxicológico. Penalidades incluem multa e suspensão da CNH. Acidentes causados por substâncias psicoativas resultaram em mortes e feridos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está iniciando nesta quinta-feira (28) uma série de fiscalizações educativas para verificar se os motoristas das categorias C, D e E estão cumprindo a obrigatoriedade de realizar o exame toxicológico, que identifica o uso de substâncias psicoativas. O exame deve ser realizado até esta quinta-feira (28), de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O que está acontecendo?

A PRF está realizando fiscalizações educativas para verificar se os motoristas das categorias C, D e E estão cumprindo o exame toxicológico obrigatório.

Quem está sendo fiscalizado e por quê?

Os motoristas das categorias C, D e E, que dirigem veículos de maior porte, como caminhões, ônibus e vans, estão sendo fiscalizados para garantir que não estejam utilizando substâncias psicoativas enquanto dirigem.

Como ocorrerá a fiscalização e qual o prazo?

A fiscalização será realizada por meio de exames toxicológicos, e essa primeira etapa de conscientização dos condutores durará 30 dias. O prazo coincide com o estabelecido pelo Contran, que determina que os motoristas não sejam multados no início da fase punitiva.

Por que isso é importante?

É importante garantir que os motoristas de veículos de maior porte estejam cumprindo a obrigatoriedade do exame toxicológico para evitar o uso de substâncias psicoativas, como anfetaminas, que podem comprometer a segurança no trânsito.

Quais são as penalidades?

Os motoristas que dirigirem sem fazer o exame, com o exame vencido ou com resultado positivo estarão sujeitos a infrações consideradas gravíssimas, com a inclusão de sete pontos na CNH, e aplicação de multa com fator multiplicador por cinco. Em casos de reincidência em um período de 12 meses, as multas serão dez vezes mais caras e a habilitação será suspensa.

Quais são os dados sobre acidentes causados por substâncias psicoativas?

Segundo a PRF, 80 acidentes foram causados por motoristas que ingeriram substâncias psicoativas, sendo que 17 deles foram classificados como graves. Esses acidentes resultaram na morte de 10 pessoas e deixaram 72 feridos.

Deixe um comentário