Exposição em São Paulo retrata modo de vida e cultura dos guarani
O Museu das Culturas Indígenas, localizado na capital paulista, está atualmente apresentando a exposição “Hendu Porã’rã , Escutar com o Corpo”, uma oportunidade para aprender mais sobre o modo de vida dos guarani. A mostra conta com desenhos, vídeos, fotografias, documentos e objetos que expressam a cultura desses povos.
Escutar com o corpo: Uma visão dos guarani
A expressão “hendu porã’rã” é usada pelos guarani para descrever o conceito de “escutar com o corpo”. Para eles, o corpo é o meio pelo qual se assimilam as informações do mundo e o diálogo é central em suas vivências. A seleção das obras e objetos para compor a exposição foi realizada de forma coletiva e participativa em um processo de cocuradoria, envolvendo Sandra Benites, Márcio Vera Mirim, Sônia Ara Mirim e Tamikuã Txihi.
Sonhos, alimentos e dança: Aspectos fundamentais na cultura guarani
A exposição destaca alguns aspectos importantes na cultura dos guarani, como os sonhos. Além disso, são abordadas questões relacionadas aos alimentos, como o milho e a erva-mate, a dança e a percepção do tempo.
Imersão sensorial: Instalação e recursos sonoros
A presença dos guarani é expressa por meio de uma instalação no museu, que oferece recursos visuais e sonoros. O conhecimento transmitido pela oralidade e os cantos dos mestres são transmitidos através desses recursos. Para proporcionar uma experiência mais completa, o público é convidado a se sentar em um banco utilizado em rituais, chamado de “tenda’i”.
Informações sobre a exposição
– Exposição: “Hendu Porã’rã , Escutar com o Corpo”
– Local: Museu das Culturas Indígenas | Rua Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca
– Horário: De terça a domingo, das 9h às 18h (quintas-feiras até às 20h)
– Dia 31/12: Museu aberto até as 13h
– Dia 1º/1: Museu fechado
– Ingressos disponíveis no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/
O post Exposição em São Paulo retrata modo de vida e cultura dos guarani apareceu primeiro em Perfil Brasil.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.