O ex-senador Telmário Mota foi preso nesta quinta-feira (18) na cidade de Goiânia, Goiás, segundo a Polícia Civil do Estado de Roraima. Mota era considerado foragido e foi alvo de uma operação da Polícia Civil que investiga a morte da mãe da filha dele. De acordo com a Polícia, Mota foi capturado em seu apartamento às 03h50. Segundo a fonte, citada pelo G1, o senador vai ser levado a Roraima para prestar esclarecimentos.
Quais eram as acusações que o ex-senador Telmário Mota enfrentava na Federal Senate of Brazil antes de fugir de Roraima?
Antes da prisão de Telmário Mota, o ex-senador se encontrava sendo investigado pela Federal Senate of Brazil, enfrentando acusações de tráfico de influências, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os indícios apontados para ele eram envolvimento em dois grandes escândalos que estavam sendo apurados, a saber, o caso Embrasig e a Quadrilha da Prata.
No caso Embrasig, acusações vinham sendo levantadas desde 2018 envolvendo a participação de Telmário Mota e de outros parlamentares na ocultação de patrimônio. Assim como, apropriação indevida de recursos do Orçamento da União, via emendas parlamentares. Já no caso Quadrilha da Prata, refere-se a uma organização criminosa que teria movido 20 milhões de reais entre Roraima e Brasília, através de um suposto golpe a uma empresa de ônibus.
Ao ser considerado foragido, Mota foi indiciado em 2020 pela 10ª Promotoria de Justiça Especializada na Repressão aos crimes de Responsabilidade, que tem competência para investigar crimes cometido por servidores públicos. Logo após, em maio do mesmo ano, estava tudo pronto para sua prisão, quando ele decidiu fugir do estado de Roraima. Por fim, foi localizado em Goiânia, onde foi preso nesta quinta-feira pela Polícia Civil do Estado de Roraima.
Como a Polícia Cvil do Estado de Roraima foi capaz de localizar Telmário Mota em Goiânia?
Ex-senador Telmário Mota foi preso na cidade de Goiânia, localizado pela Polícia Civil do estado de Roraima. A busca foi iniciada quando ele decidiu fugir em maio de 2020, após ser indiciado por 10ª Promotoria de Justiça Especializada na Repressão aos crimes de Responsabilidade, investigando os seus crimes cometidos como servidor público.
Antes disponíveis para investigação, Mota era alvo de acusações na Federal Senate of Brazil relacionadas com tráfico de influências, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Apontados indícios de envolvimento em dois escândalos de grande porte, o caso Embrasig e Quadrilha da Prata.
No caso Embrasig, eram levantadas acusações envolvendo o ex-senador e outros parlamentares patrocinando a ocultação de patrimônio, além da apropriação indevida de recursos do Orçamento da União por meio de emendas parlamentares. Já no caso Quadrilha da Prata, a suposta organização criminosa se movimentava com 20 milhões de reais entre a cidade de Roraima e a cidade de Brasília.
Agora, Telmário Mota está preso e enfrentando sanções resultantes da sua prisão, inclusive uma ação penal específica prevista para ele em Roraima.
Que tipo de ação penal está prevista para Telmário Mota em Roraima, ao ser encontrado?
Ao ser encontrado, Telmário Mota está previsto para:
• Ser levado à Roraima para prestar esclarecimentos;
• Responder por investigação na morte de sua mãe;
• Facing possíveis ações penais pelo Estado de Roraima.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.