Empresas Brasileiras Inovam: Taxa Atinge 68,1% em 2022


Empresas brasileiras inovam em 2022: 68,1% introduzem produtos novos ou processos melhorados. Avanços tecnológicos refletem investimentos e apoio público. #PintecSemestral
Empresas brasileiras inovam em 2022: 68,1% introduzem produtos novos ou processos melhorados. Avanços tecnológicos refletem investimentos e apoio público. #PintecSemestral

Taxa de inovação das empresas atinge 68,1% em 2022

O que aconteceu?

No ano de 2022, cerca de 68,1% das 9.584 empresas brasileiras com 100 ou mais empregados, pertencentes às indústrias extrativas e de transformação, introduziram produtos novos ou processos de negócios aprimorados, conforme dados da Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec Semestral) 2022 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Onde ocorreu?

A pesquisa abrange empresas de diversos setores industriais em todo o Brasil.

Como isso aconteceu?

Os setores mais inovadores em produto e/ou processo de negócios em 2022 foram de fabricação de máquinas e equipamentos, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, produtos químicos, e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos.

Por que é importante?

  • Houve um aumento relativo no percentual de empresas que inovaram tanto em processos quanto em produtos, apesar de uma redução na taxa geral de inovação em comparação com o ano anterior.
  • O investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) se concentrou principalmente em setores específicos, com destaque para a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos.
  • O apoio público às atividades inovativas também foi relevante, com destaque para a utilização do incentivo fiscal à pesquisa e desenvolvimento e inovação tecnológica pela Lei do Bem.

Citação

“Interessante observar, no entanto, o aumento relativo no percentual de empresas que inovaram apenas em processo de negócios e apenas em produto em relação ao ano anterior.”

Conclusão

A inovação nas empresas brasileiras em 2022 demonstra um cenário de avanços e investimentos em novas tecnologias e processos, com destaque para a busca por mecanismos de apoio público e aumento nos investimentos em P&D.

Deixe um comentário