Elon Musk doará equipamentos da Starlink para ajudar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
O empresário Elon Musk anunciou que fará uma doação da sua empresa de internet via satélite, Starlink, para colaborar com o trabalho dos socorristas junto às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A ação foi anunciada na rede social do bilionário, o X, antigo Twitter.
“Dada as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para as equipes de emergência e disponibilizará gratuitamente o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere”, escreveu Musk.
A doação inclui 1.000 terminais da Starlink para as equipes de emergência. Além disso, vai disponibilizar gratuitamente o uso de todos os terminais da área até que a região se recupere.
Como funciona a tecnologia doada por Musk?
A Starlink é um projeto da divisão SpaceX, uma empresa fundada por Elon Musk, com o objetivo de oferecer conexão de internet banda larga de alta potência, principalmente em regiões remotas, com o uso de satélites que utilizam energia solar.
Cada satélite possui quatro antenas de alto desempenho que transmitem sinais rapidamente e com custos reduzidos. Os milhares de satélites em órbita formarão uma rede ampla e de alta capacidade, alcançando regiões que as operadoras atuais de telecomunicação não alcançam.
Expansão da Starlink no Brasil
Em 2018, a SpaceX recebeu autorização para lançar satélites no Brasil, e desde então o número vem crescendo. Até 2022, o serviço chegou a 32 países, incluindo o Brasil. A expectativa é que até 2025, 40 milhões de usuários façam uso da banda larga com essa nova tecnologia.
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
A empresa quase triplicou de tamanho no país em menos de dois anos, com grande crescimento em regiões remotas, como a Amazônia e o Centro-Oeste, segundo dados da Anatel.
Embora não seja um serviço barato, a Starlink vem expandindo sua cobertura e promete revolucionar a forma como as pessoas se conectam à internet em regiões mais afastadas.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.