Desastre climático no Rio Grande do Sul: Situação alarmante


Chuvas intensas no Rio Grande do Sul afetam quase 850 mil pessoas. Mortes, desalojados, desaparecidos e infraestrutura comprometida. Defesa Civil em alerta. Esforços de resgate necessários.
Chuvas intensas no Rio Grande do Sul afetam quase 850 mil pessoas. Mortes, desalojados, desaparecidos e infraestrutura comprometida. Defesa Civil em alerta. Esforços de resgate necessários.

Quase 850 mil pessoas impactadas por chuvas fortes no Rio Grande do Sul

Até o momento, cerca de 844.673 pessoas foram afetadas pelas intensas chuvas que atingem o estado gaúcho desde a semana passada, segundo informações da Defesa Civil. O boletim mais recente aponta 83 mortes confirmadas, com mais quatro em investigação, 175 feridos e 105 desaparecidos. Dentre os afetados, 134.331 pessoas precisaram deixar suas residências, sendo 115.844 desalojadas e 18.487 em abrigos. Um total de 341 municípios gaúchos foram impactados pelas ocorrências relacionadas às chuvas.

Serviços de infraestrutura comprometidos

Nos dados divulgados pelas Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes e da Educação, é informado que cerca de 261 mil pontos estão sem energia elétrica e mais de 854 mil sem abastecimento de água devido às chuvas. Além disso, as rodovias do estado sofrem com bloqueios totais e parciais devido aos danos causados pelas chuvas, afetando 110 trechos em 61 rodovias, conforme informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Escolas e alertas da Defesa Civil

  • 733 escolas em 229 municípios foram impactadas, com 247.228 estudantes afetados pelas enchentes, problemas de transporte e de acesso, entre outras questões. Para aumentar a prevenção, a Defesa Civil recomenda que as pessoas se cadastrem para receber alertas meteorológicos. É possível se cadastrar enviando o CEP da localidade por SMS para o número 40199 ou pelo Whatsapp, no número (61) 2034-4611, onde um robô de atendimento estará disponível para interação e compartilhamento de localização para receber as informações.
  • O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre climático de sua história, com um alto número de vítimas e danos significativos, requerendo esforços de resgate e reconstrução imediatos para auxiliar a população afetada.

    Deixe um comentário