O que aconteceu:
No Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Juventude Negra Viva em evento no Ginásio Regional da Ceilândia, no Distrito Federal.
Onde isso ocorreu:
O evento ocorreu no Ginásio Regional da Ceilândia, localizado no Distrito Federal.
Como aconteceu:
O plano envolve 18 ministérios com ações nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e meio ambiente, e terá um investimento de mais de R$ 665 milhões, com duração de 12 anos e renovação a cada quatro anos.
“Enquanto estamos aqui reunidos, em algum canto do país há uma pessoa negra sofrendo agressões verbais, físicas, única e exclusivamente por conta da sua pele. Ou pior, confundida com bandido e executada a sangue frio, Ou então, vítima de uma bala perdida, que quase sempre encontra um corpo negro em seu caminho e que tantas vezes mancha de sangue um uniforme escolar e rouba a alegria e a paz de famílias inteiras em nosso país”, apontou o presidente.
Por que é importante:
O Plano Juventude Negra Viva é o maior pacote de políticas públicas na história do Brasil voltado para o segmento que representa 23% da população. Com um investimento significativo e a participação ativa da juventude negra, visa combater a discriminação racial e promover a inclusão e o desenvolvimento saudável dessa parcela da população.
Ministério do Esporte:
Cabe ao Ministério do Esporte promover a vida e o desenvolvimento saudável da juventude negra, implementando estruturas esportivas e atividades físicas nos territórios, além de ações de enfrentamento ao racismo e inclusão em práticas esportivas.
Participação da juventude negra:
Mais de seis mil jovens de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram das caravanas para a elaboração do plano, resultando em 217 ações divididas em 11 eixos e 43 metas.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.