Censo 2022: Metade da População Brasileira no Litoral


Censo 2022: maioria dos brasileiros reside próximo ao litoral. Dados revelam mudanças demográficas e distribuição populacional no país. Futuro ajustes são esperados. Fonte: Perfil Brasil.
Censo 2022: maioria dos brasileiros reside próximo ao litoral. Dados revelam mudanças demográficas e distribuição populacional no país. Futuro ajustes são esperados. Fonte: Perfil Brasil.

Análise do Censo 2022 revela que mais de metade da população brasileira vive próximo ao litoral

Dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (21) pelo IBGE mostram que 111,28 milhões de pessoas vivem em uma faixa de território localizada até 150 quilômetros da costa brasileira, representando 54,8% do total da população em 2022, que é de 203,08 milhões.

O que aconteceu?

O levantamento revelou um aumento de quase 5 milhões de pessoas vivendo no litoral em comparação com 2010, quando eram 106,37 milhões. No entanto, a parcela da população nessa região em relação ao total recuou, visto que era de 55,8% na última década.

Onde isso ocorreu?

A pesquisa também apontou que 9,42 milhões de pessoas residem na faixa de fronteira, a uma distância máxima de 150 quilômetros dos limites do território brasileiro. Essa população representa 4,6% do total, e inclui áreas do litoral sul do Rio Grande do Sul e noroeste do Amapá, que estão tanto na faixa litorânea quanto na faixa de fronteira.

Por que isso é importante?

“Possibilita uma melhor compreensão da distribuição populacional e dos padrões demográficos do país.”

Os dados foram analisados a partir dos 452.388 setores censitários do Censo 2022, que fornecem informações sobre população e domicílios, incluindo o tipo de residência. Os setores censitários são divisões geográficas importantes para o planejamento do IBGE, pesquisadores e gestores públicos.

Como isso foi calculado?

Os setores censitários são territórios delimitados pelo IBGE, variando de pequenas áreas urbanas a extensas áreas rurais. Essa divisão mais detalhada permite um olhar minucioso sobre os indicadores sociais dos mais de 10 mil distritos e 600 subdistritos do Brasil, incluindo o Distrito Federal e Fernando de Noronha.

Próximos passos

A divulgação dos dados preliminares dos setores censitários nesta quinta-feira é apenas o começo, visto que ajustes nos limites ainda estão em andamento. Os resultados consolidados serão disponibilizados somente no segundo semestre.

Fonte:

Perfil Brasil

Deixe um comentário