Uma nova espécie de sucuri-verde, com quase oito metros de comprimento e pesando cerca de 200 quilos, foi descoberta pelo apresentador de TV e professor Freek Vonk durante uma expedição com cientistas para uma nova série sobre vida selvagem.
O que aconteceu?
Também conhecida como anaconda verde, o animal chega a medir o tamanho de dois carros e foi descoberto na Amazônia. Os pesquisadores afirmam que a cobra é “tão grossa quanto um pneu de um carro e tem uma cabeça do tamanho da de um ser humano”.
Onde ocorreu?
A nova espécie de sucuri-verde foi encontrada na Amazônia.
Como foi identificada?
A equipe identificou a nova espécie, batizada com o nome latino Eunectes akayima, ou “anaconda verde do norte”, e publicou essas descobertas na revista científica Diversity.
“A região amazônica está sob forte pressão devido às mudanças climáticas e ao desmatamento contínuo. A sobrevivência destas cobras gigantes está intimamente ligada à proteção do seu habitat natural.”
Por que isso é importante?
- A diferença genética entre as sucuris do norte e do sul é significativa, atingindo 5,5%.
- Os pesquisadores coletaram amostras de sangue e tecido de sucuris verdes em várias regiões para documentar o processo em uma próxima série da NatGeo.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.