O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, emitiu nesta segunda-feira (22) dois avisos meteorológicos especiais de perigo devido à previsão de chuvas intensas em vários estados. Os alertas abrangem uma extensa região que se estende do recôncavo baiano até parte do sul do estado.
Aviso de perigo laranja
O primeiro alerta de perigo, no nível laranja, começou às 10h15 desta segunda-feira e terminará na terça-feira (23) às 10h. As áreas afetadas incluem o norte de Minas Gerais, o centro-sul da Bahia, o centro-norte do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte do Pará, Goiás, Paraná, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Araçatuba e Presidente Prudente (SP).
De acordo com o Inmet, nessas áreas, as chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos intensos que podem atingir de 60 a 100 km/h. O aviso alerta para o risco de descargas elétricas, cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Aviso de perigo amarelo
O segundo aviso, no nível amarelo, iniciou às 10h44 desta segunda-feira e terminará na terça-feira às 10h. As áreas afetadas incluem partes da Bahia, Piauí, Pernambuco, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Pará, Ceará, Maranhão e Paraíba.
O volume de chuva nessas áreas pode variar entre 20 mm/h a 30 mm/h, com ventos de 40 km/h a 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas foi avaliado como baixo pelos meteorologistas.
Região Nordeste
O Inmet informou que até sexta-feira (26), toda a região Nordeste terá chuvas volumosas, podendo ultrapassar 100 mm. As chuvas mais intensas são esperadas nos estados da Bahia, Piauí e Ceará.
A meteorologista do Inmet, Dayse Moraes, explica que as chuvas são causadas por sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a formação de um canal de umidade pelo Oceano Atlântico.
Semiárido e Região Norte
A chuva intensa também afetará o cenário quente e seco do semiárido brasileiro e contribuirá para o aumento da umidade do solo e dos reservatórios de água.
Nos estados da Região Norte, são esperadas pancadas de chuva isoladas com menores acumulados, exceto em Roraima, onde está prevista pouca chuva.
Recomendações
O governo federal faz recomendações de autoproteção em caso de chuvas intensas. Recomenda-se não se abrigar embaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada deve ser evitado, assim como o uso de água e o desligamento do quadro geral de energia. O governo também elaborou uma cartilha com medidas preventivas e orientações para situações de perigo.
Em caso de emergência, os cidadãos podem ligar para a Defesa Civil dos estados no número 199, Corpo de Bombeiros Militar no número 193, Polícia Militar no número 190 e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no número 192.
Para receber avisos e alertas de desastres da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto para o SMS 40199 ou WhatsApp (61) 2034-4611.
O artigo foi originalmente publicado no site Perfil Brasil.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.