Procon-SP notifica Enel sobre atendimento de consumidores sem energia
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) emitiu uma notificação, nesta quinta-feira (11), para a Enel Distribuição São Paulo, solicitando esclarecimentos sobre as medidas adotadas para atender os consumidores afetados por quedas de energia devido às chuvas. A concessionária atua na capital e em 23 cidades da região metropolitana, com cerca de 7 milhões de contas.
O Procon informou que, somente no mês de janeiro, mais de 500 reclamações foram registradas contra a Enel por diversos motivos. Em 2023, foram quase 20.000 reclamações. É importante destacar que esses dados são atualizados em tempo real, assim que o consumidor faz o registro, mas não detalham se a demanda foi atendida, concluída ou se está em mediação ou andamento.
Os últimos três dias foram de fortes chuvas na capital paulista, com ventos fortes que causaram a queda de árvores e novas interrupções no fornecimento de energia. Na quarta-feira (10), a companhia informou que aproximadamente 70.000 usuários foram afetados.
No comunicado divulgado hoje de manhã, a Enel informou que normalizou o fornecimento de energia para mais de 60% dos clientes afetados pelas chuvas que atingiram a área de concessão da empresa. Segundo a nota, “no momento, o número de atendimentos está dentro do padrão normal de operação da distribuidora em dias de chuva”.
A notificação emitida hoje pelo Procon questiona quantos consumidores estão sem energia e, entre eles, quantos dependem do fornecimento para atividades essenciais. Além disso, solicita informações sobre os prazos e medidas para restabelecer o serviço, como os consumidores estão sendo atendidos e se há um canal específico de contato.
O Procon também pede que a Enel informe se possui planos de contingência e dê detalhes sobre as equipes de campo designadas para resolver as interrupções e reparar possíveis danos na rede, bem como as consequências disso.
Essas informações serão avaliadas para a possível aplicação de sanções, como multas, após a defesa da empresa.
Histórico e previsão do tempo
Em novembro de 2023, quando a capital paulista enfrentou fortes chuvas e ventos, a Enel foi multada em R$ 12.793.962,68 por má prestação de serviço, valor máximo previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. Mais de 2 milhões de usuários ficaram sem energia.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo, janeiro acumulou 72,6 milímetros de chuva, aproximadamente 28,3% do total esperado para o mês.
No período de sexta-feira (12) e sábado (13), o tempo continuará instável, com potencial para alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. O CGE alerta que o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
Resposta da Enel
Questionada pela Agência Brasil, a Enel Distribuição São Paulo informou que responderá ao Procon no prazo estipulado.
Este texto foi reproduzido do site Perfil Brasil.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.