O medo irracional de engravidar: Tocofobia
Aos 25 anos, Bruna, nome fictício para preservar a entrevistada, encontrou-se com um medo excessivo e irracional de engravidar. Criada em um ambiente religioso onde o assunto do sexo era um tabu, Bruna cresceu sem nenhuma instrução sobre o tema e cheia de dúvidas.
A falta de informação combinada com os relatos fantasiosos que ouviu ao longo de sua infância a deixaram com um medo avassalador de cometer um deslize e ficar grávida sem sequer ter tido relações sexuais. A situação piorou quando Bruna começou a usar a internet e se deparou com o sensacionalismo que muitas vezes explora os medos e inseguranças das pessoas.
O que é a tocofobia?
O medo irracional de engravidar, conhecido como tocofobia, é mais comum do que se imagina. Segundo um levantamento publicado na revista Evolution, Medicine e Public Health, 62% das mulheres entrevistadas apresentavam sintomas ligados à ansiedade generalizada e até mesmo à depressão relacionados à tocofobia.
A tocofobia é uma condição patológica em que a pessoa tem um medo excessivo da gravidez ou do parto. Esse medo irracional pode levar a pessoa a criar paranoias e a ver coisas onde não existem, como no caso de Bruna.
Tocofobia primária e secundária
A tocofobia pode ser dividida em dois tipos: primária e secundária. A tocofobia primária ocorre geralmente durante a adolescência, quando a pessoa começa a ter seu ciclo reprodutivo, após sua primeira menstruação. As mudanças no corpo e a possibilidade de engravidar podem desencadear os primeiros sintomas de tocofobia em jovens.
A tocofobia secundária é causada por traumas relacionados à vida sexual, como situações que causaram desconforto intenso ou até mesmo por uma experiência de gravidez ou parto traumático.
Sintomas da tocofobia
Os principais sintomas da tocofobia são o medo e a aversão a situações relacionadas ao tema. Além disso, a pessoa pode apresentar descontrole emocional, crises de ansiedade, alterações no apetite e outros sintomas que afetam o seu dia a dia. Também é comum que a pessoa com tocofobia desenvolva dificuldades em sua sexualidade e tenha reações exageradas a situações de risco, como o uso excessivo de métodos contraceptivos e testes de gravidez.
Embora seja um medo irracional, a tocofobia é uma condição séria que pode causar grande desconforto emocional e afetar a qualidade de vida da pessoa. É importante buscar ajuda profissional para lidar com esse medo.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.