Embora não tenham sido identificadas ameaças à segurança do evento marcado para o próximo dia 8 de janeiro, mais de 2 mil policiais militares do Distrito Federal realizarão patrulhamento ostensivo em Brasília na segunda-feira. Esse número é quase quatro vezes maior do que no último dia 8 de janeiro, quando foram empregados 580 PMs na Esplanada. A estratégia para a segurança do evento foi definida em um protocolo de ações assinado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e pelo Governo do Distrito Federal.
Preparativos e garantia de segurança
O ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, afirmou que até o momento não há informações que gerem preocupação maior e que todas as providências estão sendo tomadas para garantir uma celebração democrática histórica. Ele ressaltou que não há possibilidade de repetição dos eventos de 8 de janeiro de 2023, porque a reação da sociedade e dos Poderes foi muito forte.
O protocolo assinado pelos governos federal e do Distrito Federal define o planejamento e as prioridades de atuação de cada órgão, como o efetivo policial e a organização do trânsito. A Esplanada ficará fechada na altura da Avenida José Sarney, e estão previstos o emprego de 250 agentes da Força Nacional, além dos 2 mil policiais militares do Distrito Federal.
Próximo 8 de janeiro e ato no Congresso Nacional
Toda essa segurança é para o ato marcado no Congresso Nacional, que marcará o primeiro ano do último 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro promoveram uma tentativa frustrada de golpe de Estado. A cerimônia contará com a presença dos presidentes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de governadores, parlamentares, representantes da sociedade civis e ministros e representantes dos tribunais de Justiça e assembleias legislativas.
Cappelli afirmou que manifestações políticas não serão reprimidas desde que não ameacem as instituições. O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Alencar, afirmou que não haverá repetição dos eventos de 8 de janeiro de 2023 devido ao trabalho de inteligência que tem sido realizado.
Entrega de equipamentos
O Ministério da Justiça e Segurança Pública também entregou 20 viaturas, armamentos, fardas, drones e outros equipamentos para as forças de segurança do Distrito Federal, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). O investimento total foi de R$ 3,6 milhões.
O Pronasci 2 tem desenvolvido ações de integração entre as forças de segurança nacional e estaduais, com a entrega de equipamentos para as polícias de todo o país.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.