Resultados positivos marcam primeiro ano de gestão no Ministério da Agricultura


Ministério da Agricultura fecha o primeiro ano da gestão com resultados positivos, lançamento de concurso público e investimentos na qualificação dos servidores.
Ministério da Agricultura fecha o primeiro ano da gestão com resultados positivos, lançamento de concurso público e investimentos na qualificação dos servidores.

A Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (SE/Mapa) encerrou o primeiro ano da nova gestão com resultados positivos. Foram implantados novos processos de governança e modernização de todos os sistemas da pasta, com destaque para a gestão de recursos humanos e financeiros e de Tecnologia da Informação. Também foi lançado um concurso público para cargos efetivos e temporários, além de investimentos na qualificação dos servidores.

Novo concurso público

Este ano, o Ministério da Agricultura lançou um concurso público para provimento de 520 postos efetivos no órgão – o último certame foi realizado em 2017. Para contratação temporária, foram abertas 79 vagas para os postos de trabalho de auxiliar e técnicos de laboratório, farmacêutico e químico. As seleções fazem parte do Concurso Nacional Unificado do Governo Federal.

Qualificação dos servidores

A Secretaria-Executiva promoveu programas de capacitação e desenvolvimento de pessoal ao longo do ano. A Escola Nacional de Agropecuária (Enagro) ofereceu 93 cursos, com cerca de 13 mil pessoas sendo capacitadas e certificadas.

Plano Nacional de Fertilizantes

O Ministério da Agricultura trabalhou no fortalecimento do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) buscando diminuir a dependência externa do Brasil em fertilizantes. O plano resultou em um aumento de 6% na produção nacional. Atualmente, o Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes utilizados no país, apesar de ser responsável por 8% do consumo global.

Políticas para a região do Matopiba

Foi publicado o Decreto Nº 11.767 que dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba. O plano visa promover e coordenar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável da região que engloba microrregiões geográficas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A expectativa é que esses estados aumentem a produção de grãos em 37% nos próximos dez anos.

Tecnologia da informação

A SE trabalhou na disponibilização do Painel de Influenza Aviária, uma ferramenta que concentra em uma única base os registros nacionais de focos da doença. Além disso, foram entregues mais 16 projetos, incluindo o Sistema PesqBrasil para pescadores artesanais e industriais.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Deixe um comentário