Ibovespa alcança pontuação recorde de mais de 133 mil pontos
O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) encerrou esta terça-feira (26) com um aumento de 0,59%, alcançando uma pontuação acima de 133 mil pontos pela primeira vez na história. No acumulado do ano, o principal índice econômico do Brasil registrou um aumento de 21,69%.
Dólar atinge menor valor desde agosto
O dólar também apresentou uma queda considerável, atingindo o menor valor desde agosto, sendo cotado a R$ 4,8220. Com esse resultado, a moeda norte-americana acumulou uma baixa de 8,64% no ano de 2023.
Inflação estimada será menor que o esperado
O relatório semanal Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), em sua última edição de 2023, estimou uma queda no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2024. A previsão é de um acúmulo de 4,46% no índice neste ano, dentro da margem de erro calculada pelo Conselho Monetário Nacional (entre 1,75% e 4,75%).
Para o próximo ano, a estimativa da inflação caiu de 3,93% para 3,91%. O objetivo do governo é estabelecer uma meta de 3%, com uma oscilação entre 1,5% e 4,5%.
Razão para a queda do dólar e expectativas do mercado financeiro
A principal razão para a queda do dólar é a expectativa de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, reduza sua taxa de juros, que varia entre 5,25% e 5,5%, no primeiro semestre do próximo ano. Juros baixos significam que os investimentos nos Estados Unidos serão menos rentáveis, o que incentiva a migração financeira para países com maior retorno, como o Brasil.
Outros índices financeiros em destaque
Além disso, nesta semana serão divulgados o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que também impactarão os níveis econômicos do país.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.