A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (21) a Operação Lágrimas de Sal para investigar possíveis crimes cometidos durante os anos de exploração de sal-gema pela Braskem em Maceió.
O que aconteceu?
A exploração de sal-gema na capital alagoana ocorreu de 1976 a 2019, resultando em grave instabilidade no solo de bairros como Pinheiro, Mutange, Bebedouro e adjacências. A área se tornou inabitável, levando mais de 60 mil pessoas a terem que deixar os bairros.
Como aconteceu?
De acordo com as investigações, foram identificados indícios de apresentação de “dados falsos e omissão de informações relevantes aos órgãos públicos responsáveis pela fiscalização da atividade, permitindo assim a continuidade dos trabalhos, mesmo quando já presentes problemas de estabilidade das cavidades de sal e sinais de subsidência do solo acima das minas”.
Por que é importante?
A Operação Lágrimas de Sal tem como objetivo apurar os crimes cometidos pela Braskem, incluindo poluição qualificada, usurpação de recursos da União e apresentação de estudos ambientais falsos ou enganosos. Aproximadamente 60 policiais federais cumpriram mandados judiciais de busca e apreensão em endereços relacionados aos investigados em Maceió, no Rio de Janeiro e em Aracaju, capital de Sergipe. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Alagoas.
O nome da operação faz referência ao sofrimento causado à população pela atividade de exploração de sal-gema.
Fonte: Perfil Brasil
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.