Tempestade Solar de Nível G4 Ameaça Sistemas Mundiais


Tempestade solar de nível G4 ameaça sistemas de navegação e rádio mundiais neste fim de semana. Precauções já estão em curso.
Tempestade solar de nível G4 ameaça sistemas de navegação e rádio mundiais neste fim de semana. Precauções já estão em curso.

Tempestade Solar Ameaça Sistemas Mundiais de Navegação e Rádio

O que é uma tempestade solar?

Uma tempestade solar é uma ocorrência causada por erupções de energia solar que emitem partículas energéticas e ejeções de massa coronal, que podem gerar tempestades geomagnéticas na Terra devido ao intenso campo magnético. A tempestade solar que ocorrerá este final de semana é classificada como nível G4, o segundo mais alto na escala de alerta do Centro de Previsão de Clima Espacial dos Estados Unidos.

Onde e como isso aconteceu?

Manchas solares têm produzido erupções moderadas e fortes, com cinco delas se dirigindo para a Terra. A liberação de massa geomagnética é esperada para atingir o planeta entre esta sexta-feira (9) e este domingo (12), podendo afetar sistemas elétricos e mapas de GPS em todo o mundo.

Por que é importante?

A tempestade solar tem o potencial de afetar serviços essenciais como a navegação, comunicações por rádio de alta frequência, e redes elétricas. Embora as tempestades geomagnéticas também possam criar as belas auroras boreais, sua intensidade pode ter efeitos adversos significativos.

Como se proteger?

Enquanto seres vivos estarão protegidos pelo campo magnético da Terra, redes elétricas e espaçonaves podem precisar de cuidados especiais durante o evento. Autoridades já estão tomando precauções, como o redirecionamento de rotas de voos entre a Europa, Ásia e América do Norte para evitar exposição excessiva à radiação solar.

2003 marcou o último ano em que o planeta sofreu os efeitos de uma tempestade solar classificada como G5, mais intensa na escala, causando quedas de energia na Suécia e danos a transformadores na África do Sul.

O verdadeiro impacto da tempestade solar atual será monitorado pelos satélites, permitindo prever os efeitos cerca de 60 a 90 minutos antes de sua chegada.

O post Tempestade solar: entenda fenômeno que acontece a partir desta sexta apareceu primeiro em Perfil Brasil.

Deixe um comentário