Ministério Público do Trabalho promove Campanha Maio Lilás no Brasil
O Ministério Público do Trabalho (MPT) está realizando a campanha Maio Lilás, durante todo este mês, com o objetivo de estimular a participação dos jovens nos sindicatos de trabalhadores. A ação faz parte do projeto Sindicalismo e Juventude, coordenado pela Conalis do MPT, e será desenvolvido como piloto em diversas regiões do país.
O que aconteceu?
A procuradora regional do Trabalho, Viviann Brito Mattos, explicou que o projeto visa analisar a diversidade nos sindicatos e aproximar a juventude trabalhadora do movimento sindical. Segundo ela, a falta de participação dos jovens nos sindicatos pode levar à precarização dos direitos trabalhistas e à perda de voz na negociação coletiva.
Novas formas de trabalho, que ameaçam o emprego no futuro, e a redução significativa de filiados jovens nos sindicatos nos últimos anos também são temas em destaque na campanha.
Onde aconteceu?
A campanha Maio Lilás está sendo realizada nacionalmente, com a participação de diversas procuradorias regionais do Trabalho em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Sergipe.
Por que é importante?
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de filiados jovens em sindicatos no Brasil diminuiu consideravelmente nos últimos anos, o que demonstra a necessidade de incentivar a participação da juventude no movimento sindical para proteger seus direitos trabalhistas.
A procuradora Viviann defende que a filiação aos sindicatos traz benefícios tanto para os jovens quanto para os próprios movimentos sindicais, contribuindo para melhorar as condições de trabalho e fortalecer a atuação coletiva em defesa dos direitos dos trabalhadores.
“Porque hoje o que nós temos é um sindicato que precisa se revitalizar e ele só se revitaliza a partir do momento em que traz a juventude, dialoga com a juventude. E esta precisa da proteção de direitos. E para a proteção desses direitos, o sindicato é o caminho. Só uma ação coletiva de direitos tem condição de melhorar as condições de trabalho.”
Como aconteceu?
A campanha Maio Lilás, promovida pelo MPT desde 2017, busca promover o diálogo entre a juventude trabalhadora e os sindicatos, visando ampliar a participação dos jovens nos movimentos sindicais e fortalecer a defesa dos direitos trabalhistas.
Por que é importante?
A escolha do mês de maio para a campanha é uma homenagem à greve geral dos trabalhadores de Chicago no final do século XIX, e a cor lilás remete ao incêndio ocorrido em uma fábrica de Nova York, onde 129 mulheres trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas por reivindicarem melhores condições de trabalho.
A campanha Maio Lilás continua até o final deste mês, buscando estimular a participação dos jovens nos sindicatos e promovendo o diálogo entre as partes interessadas.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.