Impacto da Decisão do STF: 20 mil demissões no transporte


Setlog/MS prevê 20 mil demissões no transporte de carga de Mato Grosso do Sul. Desoneração em discussão após decisão do STF pode afetar todo o setor no país.
Setlog/MS prevê 20 mil demissões no transporte de carga de Mato Grosso do Sul. Desoneração em discussão após decisão do STF pode afetar todo o setor no país.

O que está acontecendo

O Setlog/MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de Mato Grosso do Sul) prevê a demissão em massa de 20 mil trabalhadores do setor no estado se a desoneração da folha de pagamento for mantida. Esse benefício fiscal, destinado a 17 grandes setores da economia brasileira que mais empregam, está em discussão devido a uma decisão do ministro do STF.

Onde isso está acontecendo

O caso ocorre no Estado de Mato Grosso do Sul e pode impactar todo o setor de transporte no país.

Como aconteceu

O ministro do STF, Cristiano Zanindo, atendeu um pedido do Governo Federal para suspender a prorrogação da desoneração, o que gerou preocupação entre os sindicatos e associações do setor de transporte. A desoneração substitui a contribuição previdenciária patronal por alíquotas sobre a receita bruta, e a sua possível extinção pode resultar em demissões em larga escala.

Por que é importante

  • Dorival de Oliveira, gerente do Setlog/MS, ressalta que o setor de transporte emprega cerca de 100 mil pessoas no estado, entre empregos diretos e indiretos. A estimativa de associações e sindicatos é que mais de 1 milhão de brasileiros podem ser demitidos em todo o país se a desoneração não for mantida.
  • A reportagem completa pode ser encontrada no site Midiamax.

    O post Sindicato dos transportes fala em 20 mil demissões e frete caro com fim de desoneração apareceu primeiro em Perfil Brasil.

    Deixe um comentário